Pr. Carlos Pinheiro

Pr. Carlos Pinheiro

Sede Estadual – AL pr.carlospinheiro@pazevida.org.br

Pr. Fábio Henrique

Pr. Fábio Henrique

Sede Nacional em Portugal pr.fabiohenrique@pazevida.org.br

Pr. Elianderson Castro

Pr. Elianderson Castro

Sede Estadual – AM pr.elianderson@pazevida.org.br

Pr. Neilton Rocha

Pr. Neilton Rocha

Sede Estadual – RJ pr.neilton@pazevida.org.br

Pr. Gilson Marques

Pr. Gilson Marques

Sede Estadual – RS pr.gilsonmarques@pazevida.org.br

Pr. Delson Campos

Pr. Delson Campos

Sede Estadual – PR pr.delson@pazevida.org.br

Pr. Luciano Alves

Pr. Luciano Alves

Sede Estadual – PE pr.luciano@pazevida.org.br

Pr. Joaquim Neto

Pr. Joaquim Neto

Sede Internacional – SP   pr.joaquimneto@pazevida.org.br  

Pr. Gilvan Gomes

Pr. Gilvan Gomes

Sede Estadual - SE pr.gilvamgomes@pazevida.org.br

Pr. Sandro Pinheiro

Pr. Sandro Pinheiro

Sede Distrital – DF   pr.sandropinheiro@pazevida.org.br

Pr. Crescio Rezende

Pr. Crescio Rezende

Sede Estadual – CE pr.crescio@pazevida.org.br

Pr. Danyel Pagliarin

Pr. Danyel Pagliarin

Sede Estadual – MG pr.danyelpagliarin@pazevida.org.br

Pr. Luiz Carlos

Pr. Luiz Carlos

Sede Estadual – MA pr.luizcarlos@pazevida.org.br

Pra. Marta Aguiar

Pra. Marta Aguiar

Sede Estadual – SC pra.martaaguiar@pazevida.org.br

Pr. Regino Barros

Pr. Regino Barros

Sede Estadual – PB pr.reginobarros@pazevida.org.br

Pr. Rodrigo Rosa

Pr. Rodrigo Rosa

Sede Estadual - GO pr.rodrigorosa@pazevida.org.br

Pr. Alex Oliveira

Pr. Alex Oliveira

Sede Estadual – PA pr.alexoliveira@pazevida.org.br

Pr. Ubyratan Araújo

Pr. Ubyratan Araújo

Sede Estadual – BA pr.ubyratan@pazevida.org.br

Pr. Jean Vilela

Pr. Jean Vilela

Sede Estadual - RN pr.jeanvilela@pazevida.org.br

Pr. Márcio Silva

Pr. Márcio Silva

Sede Estadual - PI pr.marciodasilva@pazevida.org.br

Levantar-se a cada 30 minutos reduz os danos do sedentarismo

Segundo um novo estudo, movimentar-se, mesmo que brevemente, entre longos períodos de inatividade física já reduz os danos do sedentarismo.

Se você passa muitas horas do dia sentado no escritório, aqui vai uma boa notícia. De acordo com um novo estudo publicado no periódico científico Annals of Internal Medicinemovimentar-se a cada 30 minutos, mesmo que seja apenas levantar para beber água, pode reduzir os danos do sedentarismo.

“Nós tendemos a pensar que ser sedentário significa passar longos períodos sem se movimentar. Mas os estudos sugerem que qualquer comportamento que ultrapasse o limite do saudável, seja de forma prolongada ou com breves interrupções, pode ter algum impacto na saúde.”, disse Keith Diaz, líder do estudo.

O estudo

Pesquisadores da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, analisaram dados sobre saúde e fatores de risco para acidente vascular cerebral (AVC) de cerca de 8.000 pessoas, homens e mulheres, com mais de 45 anos, que também utilizaram um acelerômetro para detectar seus movimentos durante quatro anos.

Os resultados mostraram que, em média, os participantes apresentavam um comportamento sedentário em 77% do tempo que estavam acordados, o que equivale a mais de 12 horas por dia. Ao longo do estudo, cerca de 340 pessoas morreram.

A cada 30 minutos

Levando em consideração diferentes hábitos e estilos de vida, o estudo revelou que tanto o sedentarismo prolongado (ficar parado mais de 13 horas por dia de uma só vez) quanto o sedentarismo com breves movimentações ocasionais(passar períodos mais curtos, de 60 a 90 minutos, parado) estavam associados a um maior risco de mortalidade.

Por outro lado, movimentar-se aqueles que se movimentavam frequentemente a cada 30 minutos, mostraram-se mais saudáveis e com um menor riscos de morte precoce, independente do tempo total que passaram sentados ao longo do dia.

Movimentar-se é preciso

Diferente de pesquisas sobre sedentarismo feitas anteriormente, o recente estudo foi baseado em resultados provenientes de um banco de dados populacional, enquanto a maioria baseia-se em questionários e relatos dos participantes.

“Mesmo se você pratica exercícios, você ainda deve estar atento em fazer algumas pausas no trabalho para levantar-se. O exercício posterior não é o suficiente para evitar os riscos de passar longos períodos sentado.”

Fonte: VEJA


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