Pr. Márcio Candido

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Sede Estadual – PE [email protected]

Pr. Carlos Pinheiro

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Sede Estadual – MA [email protected]

Pr. Sandro Pinheiro

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Sede Estadual - PI [email protected]

Pr. Fábio Henrique

Pr. Fábio Henrique

Sede Nacional em Portugal [email protected]

Pr. Regino Barros

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Sede Estadual – PB [email protected]

Pr. Neilton Rocha

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Sede Nacional – SP   [email protected]  

Pr. Dionatan Freitas

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Sede Estadual - GO [email protected]

Pr. Delson Campos

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Sede Estadual – BA   [email protected]

Pr. Márcio Silva

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Sede Distrital – DF   [email protected]

Pr. Alexandre Teodoro

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Pr. Danilo Queiroz

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Sede Estadual – CE   [email protected]  

Pr. Danyel Pagliarin

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Sede Estadual – PR [email protected]

Pr. Luciano Alves

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Pr. Raphael Batista

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Pr. Weslley Santos

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Pr. Ademir Pereira

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Pr. Jean Vilela

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Pr. Marcelo Torres

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Os Benefícios do Ômega 3 – Como essa gordura faz tão bem para a saúde

Os Benefícios do Ômega 3 – Como essa gordura faz tão bem para a saúde...

 

Os vários benefícios do ômega 3 fazem dessa gordura boa quase que um elixir milagroso para a à saúde, mas deve ser ingerido corretamente. Essa matéria Benefícios do Ômega 3 – Como essa gordura faz tão bem para a saúde foi criada pelo site Área de Mulher.

 

O ômega 3 é uma espécie de gordura boa, encontrada principalmente em peixes de água do mar e sementes, como a linhaça, por exemplo. Já algum tempo que ela vem sendo vista como um elixir para a boa saúde. E de fato, os benefícios do ômega 3 são imensos.

No entanto, apesar de ser bom para a nossa saúde, já que está relacionada à proteção do sistema cardiovascular e também cerebral, é preciso ter um consumo consciente dessa gordura boa. No caso de suplementação nutritiva com ômega 3, o uso de qualquer comprimido deve ser recomendado por um médico. Além de conter as concentrações adequadas para cada necessidade.

No mais, os benefícios do ômega 3 incluem controle dos níveis de colesterol, prevenção de doenças e melhora na memória, entre outros que iremos conhecer nessa matéria.

 

O que é ômega 3

 

O ômega 3 é um tipo de lípido que faz parte da família das gorduras poli-insaturadas. Ou seja, o tipo de gordura saudável e que faz bem para a nossa saúde.

Então, como o nosso organismo não é capaz de produzir esse tipo de gordura, e como ela é importante para o seu bom funcionamento, é preciso ingeri-lo. E a melhor forma de se fazer isso é por meio dos alimentos, apesar de também encontrar o ômega 3 em cápsulas de suplementos.

Existem ao todo quatro tipos dessa gordura de forma natural, que são:

O primeiro é o ácido docosahexaenoico (DHA), que é encontrado principalmente em peixes oriundos de águas frias; O outro é o ácido eicosapentaenoico (EPA), que é encontrado em uma maior variedade de peixes de água do mar. Tem também o ácido alfa-linolênico (ALA), que é a gordura de fonte vegetal, encontrada principalmente na linhaça e chia, e em castanhas e algas; E por último, o ácido estearidônico, presente em óleos de prímula, borragem, echium, e que são encontrados apenas em forma de suplementos de nutrição.

 

Benefícios do ômega 3

 

Uma das principais atuações do ômega 3 é como anti-inflamatório e protetor das células do organismo. Sendo assim, os benefícios do ômega 3 são:

Diminui o risco de desenvolvimento de câncer; Previne o surgimento de doenças cardiovasculares, Melhora a função cardíaca e regula a pressão arterial; Contribui para a boa memória e funcionamento do cérebro; Melhora a capacidade de aprendizagem; Atua na regulação da coagulação sanguínea; Combate alergias e asma; Controla os níveis de colesterol no sangue; Melhora a visão; Reduz inflamações, como doença inflamatória intestinal e artrite reumatoide; Fortalece o sistema imunológico; Auxilia na manutenção dos níveis de testosterona no organismo; Contribui para o combate à depressão; Diminui a concentração de glicose no organismo, Combate a obesidade.

 

Alimentos fontes de ômega 3

 

Então, sabendo de todos os benefícios do ômega 3 é hora de conhecer os principais alimentos fontes dessa gordura boa. Primeiramente, a principal e maior fonte de ômega 3 é o óleo de peixes, principalmente os que vivem a águas fundas e muito frias. Sendo assim, entre os peixes, as espécies ricas em ômega 3 são:

Sardinha; Pescadinha; Bacalhau; Cação; Corvina; Salmão selvagem; Atum; Arenque; Anchova; Linguado; Caranguejo

Além dos peixes, tem as fontes de ômega 3 que são de origem vegetal, como:

Óleo e semente de linhaça; Chia; Nozes e castanhas; Azeite de oliva; Óleos de soja e de canola; Alimentos enriquecidos, como sucos, iogurtes, margarinas entre outros.

No caso dos alimentos enriquecidos, não há nenhum tipo de restrição, no entanto é importante lembrar que eles não devem ser a única fonte de ômega 3 na dieta. O ideal é manter uma alimentação saudável, contendo mais de uma dessas fontes de gordura boa.

 

Fonte: R7


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