Pr. Joaquim Neto

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Pr. Carlos Pinheiro

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Pr. Márcio Silva

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Pr. Neilton Rocha

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Pr. Luciano Alves

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Pr. Marcelo Torres

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Pr. Jean Vilela

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Pr. Wadson Medeiros

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Pr. Weslley Santos

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Beber água com cafeína é saudável?

A cafeína pode melhorar a composição corporal em indivíduos com sobrepeso ou obesidade. Vamos falar sobre a sua conveniência para os atletas.

A cafeína é uma das substâncias ergogênicas com benefícios demonstrados pela literatura científica. Além de ser capaz de retardar o aparecimento da fadiga e de aumentar o rendimento na prática esportiva, também melhora a atividade cognitiva durante um tempo limitado. Então, beber água com cafeína é saudável?

O uso dessa substância foi questionado durante bastante tempo, principalmente porque os seus efeitos de longo prazo eram desconhecidos e a sua capacidade de gerar tolerância colocava a sua segurança em questão.

Porém, os estudos atuais a classificam como uma substância totalmente segura para a saúde, desde que as doses recomendadas não sejam ultrapassadas.

Cafeína e doenças neurodegenerativas

literatura científica tem estudado os efeitos da ingestão regular de cafeína em relação ao risco de sofrer de doenças neurodegenerativas. Aparentemente, essa substância atua como um protetor, e é um dos motivos pelos quais o consumo regular de café é recomendado.

No entanto, embora o café tenha certos benefícios para a saúde devido à sua capacidade antioxidante, também é possível se beneficiar do papel protetor da cafeína se ela for consumida com água. Porém, é preciso ter cuidado, pois nem todas as bebidas que contêm cafeína são saudáveis ​​a médio e longo prazo.

As bebidas energéticas se caracterizam por doses muito elevadas da substância, juntamente com uma grande quantidade de açúcares simples. Por esse motivo, o seu consumo geralmente é desaconselhado, pois pode aumentar o risco de obesidade e diabetes tipo 2.

Água com cafeína e perda de peso

Outra propriedade da cafeína é a sua capacidade de contribuir para a perda de peso. O consumo regular permite aumentar a lipólise e, como consequência, melhorar a composição corporal, tanto em indivíduos obesos quanto naqueles com peso normal.

É uma das poucas substâncias, juntamente com a creatina, que tem a capacidade de influenciar a composição corporal do indivíduo. Por esse motivo, o seu consumo geralmente é recomendado em dietas de baixa caloria para emagrecer.

Além disso, também tem uma natureza anorexígena, ou seja, inibidora do apetite. Essa característica faz com que ela se torne uma substância útil durante um período de jejum intermitente.

Por esse motivo, recomenda-se o consumo de café puro, ou de água com cafeína, na primeira hora da manhã, quando se decide estabelecer um protocolo de jejum de 16 horas.

Desse modo, será muito mais fácil ficar sem ingerir alimentos durante o tempo necessário para obter os benefícios hormonais em termos de perda de peso. Certamente, essa estratégia alimentar deve ser planejada e supervisionada por um nutricionista.

Outras substâncias que potencializam os seus efeitos

Existem outros compostos capazes de estabelecer uma sinergia com a cafeína. Por exemplo, a taurina ou o guaraná podem aumentar os seus efeitos e exercer uma melhora ainda maior na capacidade cognitiva.Essa combinação é usada com frequência em bebidas energéticas.

Apesar disso, ressaltamos a necessidade de ter cautela com o uso desse tipo de produto. De fato, é sempre aconselhável usar variedades sem açúcar e nunca combiná-las com o consumo de álcool.

Água com cafeína: conclusão

A cafeína é uma das poucas substâncias com efeitos ergogênicos comprovados. O seu uso é muito comum no mundo dos esportes por causa da sua capacidade de aumentar o rendimento. No entanto, ela também pode oferecer benefícios para as pessoas sedentárias.

Seus efeitos anorexígenos, sua capacidade de estimular a perda de peso e as suas propriedades sobre o sistema nervoso central fazem com que esta seja uma substância muito interessante para uso regular.

Apesar desses benefícios, é preciso ter cuidado com a dose, pois o consumo regular excessivo pode gerar certa tolerância. A boa notícia é que suprimir a ingestão durante alguns dias aumenta a sensibilidade novamente.

Por outro lado, é preciso considerar que a sua combinação com o álcool sempre deve ser evitadaEssa mistura pode ter graves consequências para a saúde, como o aparecimento de arritmias, por exemplo.

Tanto se você gostar de café quanto se preferir consumir a cafeína com água, esta pode ser uma substância muito útil para o seu dia a dia. Apesar de tudo, se você tiver alguma dúvida sobre o seu uso, o melhor a fazer é consultar um médico ou nutricionista para ser orientado sobre como consumi-la corretamente.

Fonte: fitpeople


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