Pr. Carlos Pinheiro

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Sede Estadual – MA [email protected]

Pr. Dionatan Freitas

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Sede Estadual - GO [email protected]

Pr. Ademir Pereira

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Sede Estadual - RN [email protected]  

Pr. Marcelo Torres

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Pr. Joaquim Neto

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Pr. Regino Barros

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Pr. Delson Campos

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Pr. Sandro Pinheiro

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Pr. Jean Vilela

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Pr. Márcio Candido

Pr. Márcio Candido

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Pr. Danyel Pagliarin

Pr. Danyel Pagliarin

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Pr. Alexandre Teodoro

Pr. Alexandre Teodoro

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Pr. Wadson Medeiros

Pr. Wadson Medeiros

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Pr. David Scarinci

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Pr. Neilton Rocha

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Pr. Luciano Alves

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Pr. Márcio Silva

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Pr. Weslley Santos

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Pr. Fábio Henrique

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Benefícios da corrida para a saúde mental

Todos sabem que a corrida é uma forma de exercício que traz muitos benefícios para a saúde cardiovascular. O que muitos ignoram é que ela também é extremamente positiva para a saúde mental.

A corrida é uma forma de exercício que traz muitos benefícios para a saúde mental. Embora possa parecer um exercício repetitivo, na verdade ela pode contribuir bastante para o bem-estar de uma pessoa.

Muitas vezes, há uma crença equivocada de que a corrida consiste em simplesmente caminhar rápido, mas esse exercício tem algumas características especiais. Por exemplo, a nível mental, é preciso ter a capacidade de tolerar as sensações físicas desagradáveis ​​e as dores que aparecem durante a corrida.

Este exercício não deixa ninguém indiferente: ou você ama ou você odeia. Se você tiver a sorte de amá-lo, você vai se interessar por aprender mais sobre os benefícios da corrida para a saúde mental.

A corrida te ensina a se esforçar mais do que você imagina

A corrida é um grande desafio para a pessoa, pois envolve suportar um esforço físico intenso durante um longo período de tempo. Porém, assim que a pessoa consegue suportar a dor, a percepção muda.

Este exercício ensina uma lição valiosa que pode ser aplicada em outras áreas da vida: sempre podemos fazer um esforço a mais, ainda que já tivermos nos dado por vencidos.

Além disso, a corrida tem um impacto positivo sobre a autoestima porque há o estabelecimento e a conquista de metas em curto prazo. Existem poucas coisas mais gratificantes para uma pessoa do que comprovar que ela é capaz de realizar o que a princípio parecia impossível.

É uma forma eficaz de lidar com as emoções negativas

As emoções negativas são uma parte essencial do ser humano. Embora sejam desagradáveis, não devemos tentar evitá-las. É preciso encontrar maneiras de lidar com elas e de transformar o desconforto em sentimentos mais positivos.

A corrida é uma boa maneira de se libertar da frustração e do estresse do dia a dia. Isso ocorre em parte porque, depois da corrida, o cérebro secreta endorfinas e dopamina, moléculas que induzem um estado de humor positivo.

Por outro lado, a ativação física produzida pelas emoções negativas pode ser usada como um estímulo para aumentar o desempenho.

Previne o declínio cognitivo

A corrida, assim como qualquer outro exercício cardiovascular, serve para manter a saúde dos neurônios e estimular o cérebro. Isso é especialmente benéfico para adultos e idosos, nos quais a deterioração do cérebro é mais acelerada.

A corrida tem se mostrado um tratamento preventivo eficaz contra o envelhecimento e as doenças neurodegenerativas. De acordo com um estudo publicado pela Revista Cubana de Salud Pública, o exercício cardiovascular é benéfico para a saúde cognitiva.

Além disso, o mesmo estudo também afirma que a prática regular de atividade física retarda o aparecimento dos sintomas das doenças neurodegenerativas. Dessa forma, o adulto ou idoso consegue preservar a sua autonomia durante mais tempo.

Influencia a qualidade do sono de forma positiva

Ter um sono de qualidade é muito importante para permanecer saudável. Além disso, estar descansado é um pilar fundamental para um bom desempenho no trabalho, nos estudos e no esporte.

A relação entre o exercício físico e o sono é bidirecional. Ou seja, levar um estilo de vida ativo aumenta a qualidade do sono ao mesmo tempo em que uma melhor qualidade de sono fará com que o atleta progrida mais rapidamente.

Em relação ao exposto, de acordo com uma revisão publicada pela Revista Española de Geriatría y Gerontologíao exercício físico aeróbico moderado contribui para reduzir a incidência de distúrbios do sono em idosos.

Não pense duas vezes: pratique a corrida!

A corrida é um exercício altamente viciante. Muitas pessoas começam odiando e acabam se envolvendo e participando de todas as corridas que podem. A chave para ganhar resistência é ir aos poucos, nunca além do que o corpo pode suportar.

Além de todos os benefícios da corrida para a saúde mental, a grande vantagem é que você só precisa calçar os tênis e ter força de vontade. A corrida pode ser feita em qualquer espaço e a qualquer momento. Então, pratique a corrida com o coração e as pernas te acompanharão!

Fonte: fitpeople


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