Pr. Danyel Pagliarin

Pr. Danyel Pagliarin

Sede Estadual – PR [email protected]

Pr. Márcio Silva

Pr. Márcio Silva

Sede Distrital – DF   [email protected]

Pr. Luciano Alves

Pr. Luciano Alves

Sede Estadual – AM [email protected]

Pr. Dionatan Freitas

Pr. Dionatan Freitas

Sede Estadual - GO [email protected]

Pr. Weslley Santos

Pr. Weslley Santos

Sede Estadual – AL [email protected]

Pr. Joaquim Neto

Pr. Joaquim Neto

Sede Estadual – CE   [email protected]  

Pr. Wadson Medeiros

Pr. Wadson Medeiros

Sede Estadual – RS [email protected]

Pr. Delson Campos

Pr. Delson Campos

Sede Estadual – BA   [email protected]

Pr. Regino Barros

Pr. Regino Barros

Sede Estadual – PB [email protected]

Pr. Ademir Pereira

Pr. Ademir Pereira

Sede Estadual - RN [email protected]  

Pr. Alexandre Teodoro

Pr. Alexandre Teodoro

Sede Estadual – RJ [email protected]

Pr. Carlos Pinheiro

Pr. Carlos Pinheiro

Sede Estadual – MA [email protected]

Pr. David Scarinci

Pr. David Scarinci

Sede Estadual – PA   [email protected]

Pr. Sandro Pinheiro

Pr. Sandro Pinheiro

Sede Estadual - PI [email protected]

Pr. Márcio Candido

Pr. Márcio Candido

Sede Estadual – PE [email protected]

Pr. Jean Vilela

Pr. Jean Vilela

Sede Estadual – MG [email protected]

Pr. Marcelo Torres

Pr. Marcelo Torres

Sede Estadual - SE [email protected]

Pr. Neilton Rocha

Pr. Neilton Rocha

Sede Nacional – SP   [email protected]  

Pr. Fábio Henrique

Pr. Fábio Henrique

Sede Nacional em Portugal [email protected]

Desjejum garante energia e disposição para as tarefas do dia

Apesar de boa parte dos brasileiros ainda pular essa refeição, o desjejum é o responsável por te devolver energia e disposição.

Apesar de uma série de estudos científicos relacionarem o hábito de pular o desjejum com a predisposição ao ganho de peso, há quem dedique pouco ou nenhum tempo para a refeição.  

À exemplo, um estudo conduzido pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em parceria com pesquisadores de mais 6 países constatou que o aumento do Índice de Massa Corporal (IMC) em adolescentes tem relação com o fato de não fazerem o desjejum de maneira correta.  

De acordo com outro estudo, desta vez promovido por pesquisadores da Universidade de Lübeck, na Alemanha, pessoas que se alimentam mais no café da manhã podem queimar até duas vezes mais calorias do que quem prefere optar por uma refeição farta em outros horários do dia. Na contramão, se a primeira refeição do dia for baixa em calorias, o apetite tende a aumentar, em especial para doces.   

O nutrólogo Dr. Sandro Ferraz aponta que essa dinâmica se estabelece devido à ligação da refeição com a manutenção da saciedade. “Quando o desjejum é feito da maneira correta e com a quantidade de nutrientes necessários, o organismo consegue equilibrar de maneira mais assertiva os níveis de açúcar, fazendo que o indivíduo consiga se manter saciado e sem desejo por alimentos de consumo rápido até a próxima refeição”, analisa.  

Outro fator é que durante o sono, o indivíduo mesmo descansado não para de consumir energia, fazendo com que a ingestão de nutrientes seja fundamental não apenas para a manutenção do peso como também para que haja força e disposição para realizar as atividades de rotina. “Apesar dos benefícios, pular a refeição tem se tornado comum entre os brasileiros que preferem dormir até mais tarde ou um petisco rápido”, comenta. 

O nutrólogo aponta que laticínios, cereais e frutas estão entre as categorias alimentares que melhor se adequam à refeição. “Bebidas como leites e iogurtes além de importantes fontes de cálcio, são ricos em proteínas, assim como cereais e pães fornecem carboidratos, vitaminas e fibras fundamentais para fornecer energia ao corpo”, recomenda.  

No caso das frutas, o Dr. Sandro Ferraz aponta que as frutas, além de fornecerem as fibras, minerais e vitaminas, são importantes para o bom funcionamento do intestino. “Para uma refeição completa, é recomendado combinar pelo menos três grupos alimentares, visto que um bom desjejum representa de 20 a 25% das calorias diárias necessárias para que o corpo e a mente funcionem de maneira adequada”, comenta.

Fonte: R7


bannerMemorial

Aguarde Novas Atualizações