Pr. Wadson Medeiros

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Sede Estadual – RS [email protected]

Pr. Jean Vilela

Pr. Jean Vilela

Sede Estadual – MG [email protected]

Pr. Márcio Candido

Pr. Márcio Candido

Sede Estadual – PE [email protected]

Pr. Danyel Pagliarin

Pr. Danyel Pagliarin

Sede Estadual – PR [email protected]

Pr. Marcelo Torres

Pr. Marcelo Torres

Sede Estadual - SE [email protected]

Pr. Delson Campos

Pr. Delson Campos

Sede Estadual – BA   [email protected]

Pr. Alexandre Teodoro

Pr. Alexandre Teodoro

Sede Estadual – RJ [email protected]

Pr. Fábio Henrique

Pr. Fábio Henrique

Sede Nacional em Portugal [email protected]

Pr. Sandro Pinheiro

Pr. Sandro Pinheiro

Sede Estadual - PI [email protected]

Pr. Luciano Alves

Pr. Luciano Alves

Sede Estadual – AM [email protected]

Pr. Ademir Pereira

Pr. Ademir Pereira

Sede Estadual - RN [email protected]  

Pr. Márcio Silva

Pr. Márcio Silva

Sede Distrital – DF   [email protected]

Pr. Neilton Rocha

Pr. Neilton Rocha

Sede Nacional – SP   [email protected]  

Pr. David Scarinci

Pr. David Scarinci

Sede Estadual – PA   [email protected]

Pr. Joaquim Neto

Pr. Joaquim Neto

Sede Estadual – CE   [email protected]  

Pr. Regino Barros

Pr. Regino Barros

Sede Estadual – PB [email protected]

Pr. Carlos Pinheiro

Pr. Carlos Pinheiro

Sede Estadual – MA [email protected]

Pr. Weslley Santos

Pr. Weslley Santos

Sede Estadual – AL [email protected]

5 alimentos para reforçar a imunidade com a vitamina D

A vitamina D dá origem a vários hormônios importantes para o corpo e também ajuda a manter a nossa imunidade sempre alta.

A vitamina D oferece proteção contra doenças respiratórias e fortalece o sistema imunológico. Ou seja, nos dias atuais, manter seus níveis altos é ainda mais importante. Até porque a deficiência da substância pode diminuir a imunidade, pois ela desempenha um papel de imunomodulação, aumentando as defesas das mucosas. Por isso, a nutricionista Adriana Stavro nos conta mais sobre a importância dela.

“A vitamina D é peça fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo como um todo, pois além de atuar na regulação do sistema imunológico, que é nosso sistema de defesa, ela faz parte de todo um processo de tratamento e prevenção, inclusive, de doenças autoimunes, como artrite reumatoide e a esclerose múltipla”, declarou.

Além disso, para garantir níveis adequados de vitamina D, o Ministério da Saúde recomenda, além de consumir alimentos fontes, a exposição solar de quinze a vinte minutos pelo menos três vezes por semana, sem protetor solar, até às 10h ou após as 16h.

5 alimentos ricos em Vitamina D

1) 1 colher (sopa) de óleo de fígado de bacalhau — 227% da quantidade diária recomendada
2) 85 g de salmão cozido — 75% da quantidade diária recomendada.
3) 85 g de atum enlatado com água — 26% da quantidade diária recomendada.
4) 85 g de fígado de boi cozido — 7% da quantidade diária recomendada.
5) 1 ovo grande (com gema) — 7% da quantidade diária recomendada.

E se faltar?

Exames de sangue específicos detectam a falta de vitamina D. De acordo com a OMS, há insuficiência quando a concentração é menor do que 30 ng/ml (nanogramas por mililitro de sangue). A insuficiência grave se dá com valores menores a 10 ng/ml. Dosagens iguais ou superiores a 30 ng/ml estão na faixa da normalidade, cujo limite máximo é 100 ng/ml.

Explicando a vitamina D

Vitamina D é o nome geral dado a um grupo de compostos lipossolúveis que são essenciais para manter o equilíbrio mineral no corpo. Vitamina D2 (ergocalciferol: de origem vegetal) e vitamina D3 (colecalciferol: de origem animal) são as formas mais conhecidas.

Chamada de vitamina, a substância é, no entanto, um pró-hormônio, ou seja, dá origem a vários hormônios importantes para o corpo. Sua síntese se dá a partir de uma fração do colesterol, transformada sob a ação dos raios ultravioleta B do sol. Ela também está presente em alimentos — principalmente peixes de água fria –, mas sua concentração neles é muito pequena, o que dificulta atingir as necessidades diárias.

Fonte: lifestyle.r7

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