Pr. Marcelo Torres

Pr. Marcelo Torres

Sede Estadual - SE [email protected]

Pr. Danyel Pagliarin

Pr. Danyel Pagliarin

Sede Estadual – PR [email protected]

Pr. Fábio Henrique

Pr. Fábio Henrique

Sede Nacional em Portugal [email protected]

Pr. Jean Vilela

Pr. Jean Vilela

Sede Estadual – MG [email protected]

Pr. Regino Barros

Pr. Regino Barros

Sede Estadual – PB [email protected]

Pr. Raphael Batista

Pr. Raphael Batista

Sede Estadual – RS [email protected]

Pr. Alexandre Teodoro

Pr. Alexandre Teodoro

Sede Estadual – RJ [email protected]

Pr. Danilo Queiroz

Pr. Danilo Queiroz

Sede Estadual – CE   [email protected]  

Pr. Carlos Pinheiro

Pr. Carlos Pinheiro

Sede Estadual – MA [email protected]

Pr. Ademir Pereira

Pr. Ademir Pereira

Sede Estadual - RN [email protected]  

Pr. Sandro Pinheiro

Pr. Sandro Pinheiro

Sede Estadual - PI [email protected]

Pr. Neilton Rocha

Pr. Neilton Rocha

Sede Nacional – SP   [email protected]  

Pr. Luciano Alves

Pr. Luciano Alves

Sede Estadual – AM [email protected]

Pr. Márcio Candido

Pr. Márcio Candido

Sede Estadual – PE [email protected]

Pr. Dionatan Freitas

Pr. Dionatan Freitas

Sede Estadual - GO [email protected]

Pr. Weslley Santos

Pr. Weslley Santos

Sede Estadual – AL [email protected]

Pr. Delson Campos

Pr. Delson Campos

Sede Estadual – BA   [email protected]

Pr. Márcio Silva

Pr. Márcio Silva

Sede Distrital – DF   [email protected]

O TEMOR A DEUS

“Sl 33.8: Tema toda a terra ao SENHOR; temam-no todos os moradores do mundo”.

“Sl 34.9: Temei ao SENHOR, vós, os seus santos, pois nada falta aos que o temem”.

 

A Palavra de Deus contém segredos importantes, e um deles é o temor a Deus. Esse é um requisito essencial para servir ao Senhor. O Salmo 25.14 e I Co 2.7 e 9, falam claramente sobre dois dos segredos. Sl 25:14: “O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem”; I Co 2.7,9: “Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviram, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.”

A Palavra justifica com o sacrifício de Jesus feito na Cruz do Calvário: Hb 8.8 a 10 - “Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança, não segundo a aliança que fiz com seus pais no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor. Porque esta é a aliança que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo”. E, emMt 26.28: “Porque isto é o meu sangue; o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados”.

Então, o segredo de Deus, é para os que O temem? Sim. Fica claro que não basta estudar a Palavra só com o entendimento normal do ser humano, é preciso estudá-la com o temor do Senhor, porque: “O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução” (Pv 1.7). Diz o Salmo 33:18: “Eis que os olhos do SENHOR estão sobre os que O temem, sobre os que esperam na sua misericórdia”. Jó 28.28, diz: “E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência”.

As bênçãos divinas e a sabedoria vêm sobre os que temem ao Senhor: Sl 128:1 a 4: “Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz será, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR”.

Os que prosperam espiritual e materialmente são os cristãos que temem ao Senhor, é o que diz a lição do Sl 111:5: “Deu mantimento aos que o temem; lembrar-se-á sempre da sua aliança”. Provérbios 22.4: “O galardão da humildade e o temor do SENHOR são riquezas, honra e vida. Até a salvação é conquistada primeiro por aqueles que já possuem temor do Senhor”.

Veja a maravilha da Palavra de Deus: Sl 85.9: “Certamente que a salvação está perto daqueles que o temem, para que a glória habite na nossa terra”. Ml 4.2: “Mas para vós os que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, e salvação trará debaixo das suas asas, e saireis e crescereis como os bezerros do cevadouro”.

Porém, como é possível conhecer quem teme ao Senhor? A Palavra diz que é pelo seu procedimento. Sl 1.1 e 2: “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.  Antes, tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite”. I Pe 1:15: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver”. Pv 8.13: “O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio”.

A Palavra de Deus mostra que temer a Deus não é só para os ministros do Evangelho, mas para todos: Sl 65.8; Sl 33.8; Ec 12.11-13:  “As palavras dos sábios são como aguilhões, e como pregos, bem fixados pelos mestres das assembléias, que nos foram dadas pelo único Pastor. E, demais disto, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne. De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem”. Sl 65.8: “E os que habitam nos fins da terra temem os teus sinais; tu fazes alegres as saídas da manhã e da tarde”.

A proteção do Senhor está sobre os que O temem: Sl 34.7: “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra”. Sl 91.7-11: “Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos”. Ec 8.12: “Ainda que o pecador faça o mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, contudo eu sei com certeza, que bem sucede aos que temem a Deus, aos que temem diante dEle”. Pv 14.27: “O temor do SENHOR é fonte de vida, para desviar dos laços da morte”. Pv 19.23: “O temor do SENHOR encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e não o visitará mal nenhum”. Pv 22.4: “O galardão da humildade e o temor do SENHOR são riquezas, honra e vida”.

O apóstolo Paulo é exemplo de como andar perante o Senhor. I Co 2.3: “E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor”. Sl 2.11: “Servi ao SENHOR com temor, e alegrai-vos com tremor”. Fp 2.12: “De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor”.

A Bíblia mostra que os que temem ao Senhor podem viver mais dos que não O temem. Pv 10.27: “O temor do SENHOR aumenta os dias, mas os perversos terão os anos da vida abreviados”. Jó 5.26: “Na velhice irás à sepultura, como se recolhe o feixe de trigo a seu tempo”. I Rs 3.14: “E, se andares nos meus caminhos, guardando os meus estatutos, e os meus mandamentos, como andou Davi teu pai, também prolongarei os teus dias”.

Temos o exemplo da Primeira Igreja cristã que cresceu e fazia sinais e maravilhas, apesar das perseguições. Atos 5.11: “E houve um grande temor em toda a igreja, e em todos os que ouviram estas coisas”. Atos 2.43: “E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos”. Atos 9.31: “Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e na consolação do Espírito Santo”.

Muitas igrejas, em nossos dias, demonstram que não têm temor do Senhor; Rm 3.18: “Não há temor de Deus diante de seus olhos. Temer a Deus é respeitar ou reverenciar-Lhe reconhecendo a Sua grandeza e santidade”. É antes de tudo, respeito (Lc 23.40; Hb 12.28); amor (Mt 22.37); obediência (Ec 12.13) e adoração (Dt 6.13,15; Sl 2.11); Jr. 5.22-23: “Porventura não me temereis a mim? Diz o SENHOR; não temereis diante de mim, que pus a areia por limite ao mar, por ordenança eterna, que ele não traspassará? Ainda que se levantem as suas ondas, não prevalecerão; ainda que bramem, não a traspassarão”. II Pd 2.10: “Mas principalmente aqueles que segundo a carne andam em concupiscências de imundícia, e desprezam as autoridades; atrevidos, obstinados, não receando blasfemar das dignidades”.

A Bíblia tem mensagens para os tementes a Deus: Isaías 45.2: “Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro”. Isaías 54:13-15:  “E todos os teus filhos serão ensinados do SENHOR; e a paz de teus filhos será abundante. Com justiça serás estabelecida; estarás longe da opressão, porque já não temerás; e, também, do terror, porque não chegará a ti. Eis que seguramente poderão vir a juntar-se contra ti, mas não será por mim; quem se ajuntar contra ti cairá por causa de ti”. Mt. 28:19-20: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém”.

Por Valdely Cardoso Brito

bannerMemorial

Dom. dia 01/11, às 8h Reunião do Santo Jejum   SEDE NACIONAL             Av. Cruzeiro do Sul, 1965 - Santana - São Paulo - SP