Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

O Geneticista Giles Yeo listou ações que podem te ajudar nessa missão, que, segundo ele, “não deveria ser fácil”; confira.

Quando a Associação Médica Americana votou para reconhecer a obesidade como uma doença em 2013, a maioria dos médicos preparou o caminho para que a condição fosse finalmente levada a sério.

Na época, e até mesmo agora, houve muita controvérsia em torno da decisão. Mas, aos poucos, o cenário está mudando, passando da suposição de que a obesidade é culpa daqueles que a têm (eles são preguiçosos e não têm força de vontade), para ser uma condição crônica que coloca a saúde em risco e pode exigir um acompanhamento médico em longo prazo.

Ainda assim, muitas pessoas, incluindo aquelas no movimento de aceitação dos corpos gordos, não acreditam que deve houver uma patologização.

Neste momento, as estatísticas já são familiares: cerca de 42% dos adultos norte-americanos são obesos, de acordo com os últimos números dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, e outros 31% estão com sobrepeso. As condições de saúde ligadas à obesidade – pressão alta, diabetes tipo 2, colesterol alto, doenças cardíacas e derrame, para citar algumas – são bem documentadas.

Mas o que exatamente torna a obesidade uma doença?

“Uma das coisas importantes que aprendemos é que a obesidade é uma condição cerebral, por falta de um termo melhor,” disse Giles Yeo, geneticista de renome mundial da Universidade de Cambridge e pioneiro no campo da pesquisa sobre obesidade, a Sanjay Gupta, correspondente Médico Chefe da CNN, no podcast “Chasing Life”.

“Está agora claro – transparente, evidente – que [a obesidade] é um problema cerebral: é nosso cérebro influenciando a fome”, disse Yeo. “Então, mesmo que a sensação venha do seu estômago, agora sabemos que a obesidade é apenas o seu cérebro sugestionando o que você come e como você come.”

Embora carregar quilos extras possa levar a inconveniências (como artrite e apneia do sono), Yeo disse que isso por si só não vai te matar. Mas é perigoso carregar excesso de peso, porque uma vez que suas células de gordura se enchem – Yeo as chama de “órgãos profissionais de armazenamento de gordura” -, elas se derramam para outras partes do corpo, como órgãos internos e músculos, que não são projetados para armazená-la. E é aí que os problemas metabólicos começam a se enraizar, o que eventualmente pode levar a condições como doenças cardiovasculares.

No entanto, nem toda pessoa com peso extra está necessariamente vivendo com uma doença, disse Yeo.

“Se você redefinir o termo obesidade – talvez eu esteja fazendo algumas acrobacias verbais aqui, mas acho que é uma nuance importante -, no momento em que começamos a entender que não é apenas um alto peso corporal, mas sim um estado em que isso começa a influenciar sua saúde, então é uma doença”, disse ele.

A genética desempenha um papel importante em relação à quantidade de gordura que suas células podem armazenar, e também afeta com que frequência e com que intensidade nosso cérebro envia o sinal de fome.

O que você pode fazer se a natureza estiver jogando contra você? Yeo tem essas cinco dicas – que ele chama de “verdades de Yeo” em seu primeiro livro, “Gene Eating: The Science of Obesity and the Truth about Dieting” (sem tradução em português) – para ajudá-lo a comer de forma saudável para perder peso.

Verdade de Yeo nº 1: Perder peso “não deveria ser fácil”

Perder peso vai contra nossos mecanismos de autopreservação.

“Qualquer um que lhe diga que perder peso é fácil está mentindo para você – confie em mim: mentindo para você”, disse Yeo. “Não é, porque seu cérebro torna isso difícil. Então, quando você perde peso, ele odiará e tentará fazer com que você recupere o peso.”

Yeo disse que se você está tendo dificuldades para perder peso, “entenda que não é porque você é ruim, é porque ‘não deveria ser fácil’”.

Verdade de Yeo nº 2: Tente moderar na alimentação

Reduza sua ingestão de alimentos de forma geral – apenas um pouco.

“Coma um pouco menos de tudo”, disse Yeo. “É, de outro modo, chamado de moderação, mas também é verdade.”

Ele não recomenda tentar eliminar completamente grupos alimentares frequentemente difamados, como carboidratos ou gorduras.

“Se você pode beber laticínios, então laticínios não são venenosos para você”, disse ele. “Coma um pouco menos de tudo, se você quiser perder peso.”

Verdade de Yeo nº 3: Alimentos de digestão lenta são seus aliados

Escolha alimentos que sustentam por mais tempo.

“Comidas que levam mais tempo para serem digeridas fazem você se sentir mais saciado”, disse Yeo.

Um exemplo é a proteína.

“Você não quer comer em excesso, mas uma dieta com mais proteínas realmente faz você se sentir mais saciado”, disse ele.

“Comer alimentos ricos em fibras também tende a fazer você se sentir mais saciado.”

Verdade de Yeo nº 4: Qualidade acima de calorias

Considere o valor do alimento como um todo, não apenas um aspecto dele.

“Não conte calorias cegamente”, disse Yeo. “Por quê? Porque as calorias apenas informam sobre a quantidade de comida; elas não informam sobre a qualidade nutricional do alimento. [O valor calórico] não diz a você quanto de proteína, quanto de fibra, quanto de sal, quanto de micronutrientes estão presentes.”

Verdade de Yeo nº 5: Comida não é inimiga

Sempre que discutem dietas, disse Yeo, as pessoas falam desnecessariamente sobre excluir os chamados “alimentos ruins” em vez de entender como eles interagem com a comida.

“Não tema a comida”, disse ele. “Acho que precisamos corrigir nosso ambiente alimentar; acho que algumas pessoas precisam comer menos. Mas se você tem medo da comida … você começa a pensar: ‘Oh, preciso cortar isso, preciso cortar aquilo’”.

“Acho que precisamos comer um pouco menos. Mas também que precisamos amar nosso alimento.”

Fonte: CNN BRASIL

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE