Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

Falta de chuva e ondas de calor implacáveis ​​estão secando rios nos EUA, Europa, Ásia e Oriente Médio.

Estar preso “em um rio sem remo” é uma expressão para uma situação complicada da qual você simplesmente não consegue sair. Mas se esse rio estiver no Hemisfério Norte, é provável que o remo não seja útil, de qualquer maneira.

Falta de chuva e ondas de calor implacáveis ​​estão secando rios nos EUA, Europa, Ásia e Oriente Médio. Muitos estão encolhendo em comprimento e largura. Manchas de leito de rio saindo acima da água são uma visão comum. Alguns rios estão tão secos que se tornaram praticamente intransitáveis.

A crise climática causada pelo homem está alimentando condições climáticas extremas em todo o mundo, o que não afeta apenas os rios, mas também as pessoas que dependem deles. A maioria das pessoas no planeta depende dos rios de alguma forma, seja para água potável, irrigação de alimentos, energia ou transporte de mercadorias.

Veja como essa mudança pôde ser vista em seis deles a partir do espaço.

Rio Colorado

O rio Colorado está secando em suas margens e diminuindo, já que uma seca histórica no oeste dos EUA mostra poucos sinais de trégua.

O rio é mantido por dois dos maiores reservatórios do país e, para proteger a bacia hidrográfica, o governo implementou cortes obrigatórios de água e pediu aos estados que apresentassem planos de ação adicionais.

Um desses reservatórios, o Lago Mead, está diminuindo de tamanho à medida que os níveis de água caem para o status de “poça morta” – o ponto em que o reservatório não será alto o suficiente para liberar água a jusante de uma barragem.

Seus níveis de água estão em tendência de queda desde 2000, mas tiveram uma queda mais acentuada desde 2020.

O nível do lago ficou tão baixo no ano passado que descobertas selvagens foram feitas, incluindo restos humanos em um barril – uma suspeita de vítima de homicídio de décadas atrás. E as consequências da crise do rio Colorado são enormes: cerca de 40 milhões de pessoas em sete estados e no México dependem da água do rio para beber, agricultura e eletricidade.

Rio Yangtzé

O rio Yangtze na Ásia está secando em suas margens e seu leito está surgindo em algumas áreas. Mas são os afluentes do Yangtze que já estão intensamente ressecados. A China anunciou um alerta nacional de seca pela primeira vez em nove anos, e sua onda de calor é a mais longa em seis décadas.

O impacto da secagem do Yangtze foi enorme. Em Sichuan, uma província de 84 milhões de habitantes, a energia hidrelétrica representa cerca de 80% da capacidade de eletricidade. Muito disso vem do rio Yangtze e, à medida que seu fluxo diminui, a geração de energia diminuiu, deixando as autoridades de lá para ordenar que todas as suas fábricas fossem fechadas por seis dias.

A província está vendo cerca de metade da chuva que costuma acontecer e alguns reservatórios secaram completamente, de acordo com a agência de notícias estatal Xinhua.

Rio Reno

O Reno começa nos Alpes suíços, atravessa a Alemanha e os Países Baixos e depois flui até o Mar do Norte. É um canal crucial para o transporte marítimo europeu, mas, no momento, é um pesadelo navegar.

Partes do leito do rio surgiram acima da superfície da água, o que significa que os navios que tentam passar devem contornar uma série de obstáculos, retardando todo o processo.

Deslize para a direita para ver o Reno em agosto de 2021 e para a esquerda para vê-lo em agosto de 2022.

O Reno tem muitos medidores diferentes ao longo do caminho, inclusive em Kaub, a oeste de Frankfurt, na Alemanha, onde os níveis de água caíram para até 32 centímetros (12,6 polegadas).

As companhias de navegação geralmente consideram qualquer coisa abaixo de 40 centímetros no Reno muito baixo para se preocupar, e em Kaub, menos de 75 centímetros geralmente significa que um navio porta-contêineres tem que reduzir sua carga para cerca de 30%, de acordo com economistas do Deutsche Bank.

Baixos níveis de água também significam que as empresas pagam diques mais altos para passar, e todos esses fatores tornam o frete mais caro, um custo geralmente repassado aos consumidores.

Rio Po

O rio Po corta o topo da Itália e flui para o leste no Mar Adriático. É alimentado pela neve do inverno nos Alpes e chuvas fortes na primavera, e tem uma queda acentuada que traz um fluxo rápido. Normalmente, inundações devastadoras são mais um problema em torno deste rio.

Mas agora, o Po parece muito diferente. O inverno foi seco no norte da Itália, então a neve forneceu pouca água, e a primavera e o verão também foram secos, mergulhando a região na pior seca que experimentou em sete décadas.

Está tão seco que uma bomba da época da Segunda Guerra Mundial foi encontrada recentemente em meio às águas.

O grande problema é que milhões de pessoas dependem do Po para sua subsistência, principalmente através da agricultura. Cerca de 30% da comida italiana é produzida ao longo do Po, e algumas das exportações mais famosas do país, como o queijo parmesão, são feitas aqui.

O Rio Loire

O Loire na França sustenta um vale de vinhedos que produzem alguns dos vinhos mais famosos do mundo.

O rio se estende por cerca de 600 milhas e é considerado o último rio selvagem da França, apoiando os ecossistemas biodiversos em todo o vale, muitos dos quais são protegidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Partes do rio já são bastante rasas, mas seus níveis e fluxo podem mudar rapidamente com o clima e com o derretimento da neve em sua nascente. Algumas seções estão tão secas pela falta de chuva e calor extremo que as pessoas podem atravessar a pé.

Imagens de satélite da cidade francesa de Saumur mostram mais leito do rio do que água exposta no Loire. As manchas de terra ao redor dele no vale são principalmente marrons e murchas – um ano atrás, elas eram exuberantes e verdes.

As autoridades estão liberando água das barragens no rio, principalmente para garantir que haja o suficiente para resfriar quatro usinas nucleares que ficam ao longo dele.

O Rio Danúbio

O Danúbio é o rio mais longo da Europa Ocidental e um canal de navegação crucial que passa por 10 países. Na Romênia, Sérvia e Bulgária, os trabalhadores estão dragando o rio apenas para garantir que os navios ainda possam navegar.

Não está em uma condição tão terrível quanto alguns dos outros rios da Europa, mas países como a Hungria dependem tanto do Danúbio para o turismo que os impactos já estão sendo sentidos. Alguns navios de cruzeiro não conseguiram passar por partes do rio para chegar à Hungria.

Aqueles que ainda estão funcionando não podem parar em suas rotas normais porque muitas estações tiveram que fechar porque os níveis de água nas margens dos rios baixaram.

Um navio médio de 1.600 toneladas agora só pode navegar no trecho húngaro sem nenhuma carga, de acordo com o conselho de turismo do país.

Fonte: CNN BRASIL

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE