Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

Maior redução no risco de demência foi alcançada por pessoas que caminharam em ritmo muito rápido, diz estudo.

Quer reduzir o risco de demência? Dê um tapa em um contador e comece a calcular seus passos – você precisará entre 3.800 e 9.800 por dia para reduzir o risco de declínio mental, de acordo com um novo estudo.

Pessoas com idades entre 40 e 79 anos que deram 9.826 passos por dia tiveram 50% menos probabilidade de desenvolver demência em sete anos, segundo o estudo. Além disso, as pessoas que andavam com “propósito” – a um ritmo superior a 40 passos por minuto – foram capazes de reduzir o risco de demência em 57% com apenas 6.315 passos por dia.

“É uma atividade de caminhada rápida, como uma caminhada poderosa”, disse o coautor do estudo Borja del Pozo Cruz, professor-adjunto da Universidade do Sul da Dinamarca em Odense, e pesquisador sênior em ciências da saúde da Universidade de Cádiz, na Espanha.

Mesmo as pessoas que andaram aproximadamente 3.800 passos por dia em qualquer velocidade reduziram o risco de demência em 25%, segundo o estudo.

“Isso seria suficiente, a princípio, para indivíduos sedentários”, disse del Pozo Cruz em um e-mail.

“Na verdade, é uma mensagem que os médicos podem usar para motivar idosos muito sedentários – 4 mil passos são muito factíveis para muitos, mesmo aqueles que estão menos aptos ou não se sentem muito motivados”, acrescentou. “Talvez, indivíduos mais ativos e em forma devam apontar para 10 mil, onde vemos os efeitos máximos”.

Mas havia um resultado ainda mais interessante escondido no estudo, de acordo com um editorial publicado nesta terça-feira (6) no JAMA Neurology.

A maior redução no risco de demência – 62% – foi alcançada por pessoas que caminharam em um ritmo muito rápido de 112 passos por minuto durante 30 minutos por dia, segundo o estudo. Pesquisas anteriores rotularam 100 passos por minuto (cerca de 4,3 quilômetros por hora) como um nível de intensidade “vivo” ou moderado.

O editorial argumentou que os indivíduos que procuram reduzir o risco de demência se concentram no ritmo de caminhada ao longo da distância percorrida.

“Enquanto 112 passos/min é uma cadência bastante rápida, ‘112’ é concebivelmente um número muito mais aceitável e menos intimidante para a maioria dos indivíduos do que ‘10.000’, especialmente se eles forem fisicamente inativos ou pouco ativos”, escreveram no editorial os pesquisadores Ozioma Okonkwo e Elizabeth Planalp, que estudam o Alzheimer.

Okonkwo é professor-associado do departamento de medicina do Centro de Pesquisa da Doença de Alzheimer de Wisconsin, na Universidade de Wisconsin-Madison, e Planalp é uma cientista no laboratório de Okonkwo.

“Nós concordamos que esta é uma descoberta muito interessante”, disse Cruz por e-mail. “Nossa opinião é que a intensidade dos passos importa! Acima do volume. A tecnologia pode ser usada para rastrear não apenas o número de passos, mas também o ritmo e, portanto, esses tipos de métricas também podem ser incorporados em relógios comerciais. Mais pesquisas são necessárias sobre isso”.

Não tem um contador de passos? Você pode contar o número de passos que você dá em 10 segundos e então multiplicá-lo por seis — ou o número de passos que você dá em seis segundos e multiplicar por 10. De qualquer maneira funciona.

Mas lembre-se, nem todos os passos têm a mesma duração, nem seus níveis de condicionamento físico. O que pode ser um ritmo acelerado para uma pessoa de 40 anos pode não ser sustentável para uma pessoa de 70 anos.

Nota do editor: Antes de iniciar qualquer novo programa de exercícios, consulte seu médico. Pare imediatamente se sentir dor.

Por dentro do estudo

O estudo, também publicado nesta terça-feira na JAMA Neurology, analisou dados de mais de 78 mil pessoas com idades entre 40 e 79 anos que usavam acelerômetros de pulso.

Os pesquisadores contaram o número total de passos de cada pessoa por dia e, em seguida, as classificaram em duas categorias: menos de 40 passos por minuto – o que é mais uma caminhada, como quando você está andando de sala em sala – e mais de 40 passos por minuto, ou a chamada caminhada “intencional”.

Os pesquisadores também analisaram os melhores desempenhos – aqueles que deram mais passos em 30 minutos ao longo de um dia (embora esses 30 minutos não precisassem ocorrer na mesma caminhada).

Os pesquisadores então compararam os passos dados com o diagnóstico de demência de qualquer tipo sete anos depois. Depois de realizar um controle por idade, etnia, educação, sexo, status socioemocional e quantos dias de uso do acelerômetro, os pesquisadores também consideraram variáveis ​​de estilo de vida como má alimentação, tabagismo, uso de álcool, uso de medicamentos, problemas de sono e histórico de doenças cardiovasculares.

O estudo teve algumas limitações, apontam os autores – ele foi apenas observacional, por isso não pôde estabelecer uma causa e efeito direto entre caminhar e um menor risco de demência. Além disso, “a faixa etária dos participantes pode ter resultado em casos limitados de demência, o que significa que nossos resultados podem não ser generalizáveis ​​para populações mais velhas”, disse o estudo.

“Como muitas vezes há atrasos consideráveis ​​no diagnóstico de demência, e este estudo não incluiu avaliações clínicas e cognitivas formais de demência, é possível que a prevalência de demência na comunidade tenha sido muito maior”, acrescentaram os autores.

Embora concorde que as descobertas não podem ser interpretadas como uma causa e efeito diretos, “as evidências crescentes em apoio aos benefícios da atividade física para manter a saúde cerebral ideal não podem mais ser desconsideradas”, escreveram Okonkwo e Planalp.

“É hora de o gerenciamento da inatividade física ser considerado parte intrínseca das visitas de rotina de cuidados primários para idosos”, acrescentaram.

Pesquisa soma

De fato, pesquisas recentes publicadas em julho indicaram que muitas atividades de lazer, como tarefas domésticas, exercícios, aulas e visitas a familiares e amigos, afetaram o risco de demência em pessoas de meia-idade.

Adultos altamente engajados em atividades físicas, como exercícios frequentes, tiveram um risco 35% menor de desenvolver demência em comparação com pessoas menos engajadas nessas atividades, descobriram os pesquisadores.

Fazer tarefas domésticas regularmente reduziu o risco em 21%, enquanto as visitas diárias a familiares e amigos reduziram o risco de demência em 15%, quando comparados com pessoas menos engajadas.

Todos no estudo se beneficiaram do efeito protetor das atividades físicas e mentais, independentemente de terem ou não histórico familiar de demência, descobriram os pesquisadores.

Outro estudo publicado em janeiro descobriu que o exercício pode retardar a demência em idosos ativos cujos cérebros já apresentavam sinais de placas, emaranhados e outras características da doença de Alzheimer e outras doenças cognitivas.

Esse estudo apontou que o exercício aumenta os níveis de uma proteína conhecida por fortalecer a comunicação entre as células cerebrais por meio de sinapses, o que pode ser um fator-chave para manter a demência sob controle.

“A demência é evitável em grande medida”, disse Cruz. “A atividade física, bem como outros comportamentos de estilo de vida, como falta de álcool e tabagismo, manter uma dieta saudável, peso e sono podem colocá-lo no caminho certo para evitar a demência”.

Fonte: CNN BRASIL

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE