Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

Pesquisa demostrou que pacientes que experimentaram contato com poesias experimentaram alívio nos sintomas de estresse e depressão, além de reduzir a dor.

Um dos melhores conselhos de separação que minha amiga Genna me deu durante um término tumultuado de um relacionamento de longo prazo foi escrever poesia.

Sentindo-me desesperada em meu coração partido, eu estava disposta a tentar qualquer coisa. Como Emily Dickinson sabiamente aconselhou:

Sem saber quando o amanhecer virá

eu abro todas as portas

Escrevi mais de duas dúzias de poemas nas semanas seguintes. Artisticamente falando, eles foram uma exibição muito ruim, mas como ferramenta para processar as grandes emoções de um momento difícil, os poemas tiveram grande sucesso. Escrevê-los foi catártico e às vezes revelador.

Muitos anos depois — e com o coração totalmente curado, fico feliz em relatar — pesquisas científicas emergentes sobre o potencial de bem-estar da poesia apoiam minha experiência pessoal.

Interessados ​​na eficácia que a poesia tem no combate à solidão, particularmente durante o período inicial de isolamento da pandemia de Covid-19, David Haosen Xiang e Alisha Moon Yi escreveram um artigo de 2020 no Journal of Medical Humanities inspirados em sua experiência na liderança de workshops de poesia.

Xiang e Yi, então estudantes da Harvard Medical School e Harvard College, respectivamente, citaram uma série de estudos (alguns com amostras pequenas, reconhecidamente) mostrando vários benefícios para a saúde ao ler, escrever e ouvir poesia e não-ficção criativa.

Eles demonstraram combater os sintomas de estresse e depressão, além de reduzir a dor, tanto crônica quanto após a cirurgia, apontaram os autores. A poesia também demonstrou melhorar o humor, a memória e o desempenho no trabalho.

Separadamente, um estudo de 2021 publicado pela Academia Americana de Pediatria descobriu que um grupo de 44 crianças hospitalizadas que foram encorajadas a ler e escrever poesia viu reduções no medo, tristeza, raiva, preocupação e fadiga. A poesia foi uma distração bem-vinda do estresse e uma oportunidade de autorreflexão, concluíram os pesquisadores.

O poeta da palavra falada Sekou Andrews demonstrou o poder que as palavras podem ter em tempos difíceis, quando você pode se sentir quebrado, na recente conferência Life Itself, um evento de saúde e bem-estar apresentado em parceria com a CNN.

Em uma apresentação de “voz poética”, ele compartilhou com o público uma história sobre as lutas e a perda da infertilidade dele e de sua esposa. Como Andrews explicou no palco:

Toda inspiração realmente é um olho mágico na possibilidade.

Há uma parede e, de repente, algo a sacode, a rompe,

E há uma rachadura que aparece

E você pode ver algo do outro lado.

E há um poder em simplesmente ser capaz de dizer:

“Eu vejo isso!”

“Seja lidando com a dor, lidando com situações estressantes ou aceitando a incerteza, a poesia pode beneficiar o bem-estar, a confiança, a estabilidade emocional e a qualidade de vida de um paciente”, escreveram Xiang e Yi.

Por que a poesia é especial

A capacidade da poesia de proporcionar conforto e melhorar o humor durante períodos de estresse, trauma e luto pode ter muito a ver com enquadramento e perspectiva.

Como um dispositivo criativo, os poemas retardam nossa reação a uma experiência e podem alterar nossa percepção dela de maneiras que nos ajudam a encontrar novos ângulos, ir mais fundo. Pode fortalecer nosso senso de identidade e nos conectar às experiências dos outros para promover a empatia.

“Eu sempre digo que você não contrata o poeta para acertar o prego na cabeça para você”, explicou Andrews em um e-mail. “Você contrata o poeta para sussurrar em seu ouvido, bater em seu ombro, fazer você se virar e ver uma versão de si mesmo que é inesperada, surpreendente e inspiradora.”

O meio também tem uma maneira única de chegar ao cerne da questão – “A poesia é a verdade em suas roupas de domingo”, escreveu o poeta francês Joseph Roux – já que metáforas e imagens são particularmente adequadas para explorar e sintetizar emoções.

“E a natureza abstrata da poesia pode tornar mais fácil olhar de perto as experiências dolorosas, que podem parecer muito ameaçadoras para serem abordadas de maneira direta e literal”, escreveu Linda Wasmer Andrews em um artigo sobre a prática da terapia poética em psicologia.

A poesia também pode provocar respostas emocionais máximas. Em um estudo de 2017, pesquisadores mediram 27 pessoas por suas respostas psicofisiológicas (como calafrios ou arrepios) ao ouvir poesia lida em voz alta. Essas respostas físicas estão conectadas à área de detecção de recompensas do cérebro, explicou o estudo.

Em seu poema “Por enquanto”, John O’Donohue descreve esse tipo de alquimia cerebral:

O que está sendo transfigurado aqui em sua mente,
E é difícil e lento tornar-se novo.
Quanto mais fiel você aguentar aqui,
Mais refinado seu coração se tornará
Para sua chegada ao novo amanhecer.

Obtendo mais poesia em sua vida

Ler, escrever e ouvir. Essas são as principais opções para infundir sua vida com mais poesia.

Para se expor a algo novo, visite noites de microfone aberto (reais ou presenciais), ou experimente o podcast diário (e curto) de poemas The Slowdown da American Public Media e do National Endowment for the Arts, ou assine um boletim informativo. Existem outros podcasts de poesia também.

E experimente uma coleção acessível. O ator John Lithgow compilou uma cartilha introdutória no livro ” The Poets’ Corner: The One-and-Only Poetry Book for the Whole Family “. Eu pessoalmente amo Shel Silverstein, Mary Oliver, Maya Angelou, Sharon Olds e John O’Donohue se você quiser se aprofundar com um poeta e se divertir e se iluminar perpetuamente.

E para escrevê-lo, você não precisa de treinamento formal para começar. Você pode gostar de experimentar diferentes estilos (como haiku) e experimentos. O site voltado para a comunidade Read Poetry tem um guia atraente para alguns exercícios criativos que você pode achar inspirador.

“Apenas escreva. Apenas fale. Não se preocupe em ser bom para você, você chegará lá. Primeiro, apenas deixe que seja bom para você”, disse Andrews.

Mas não importa como você se envolva, apenas entre lá e comece a sentir o que precisa. Ou como o poeta Billy Collins escreveu em “Introdução à Poesia”:

…andar dentro do quarto do poema

e sentir as paredes para um interruptor de luz.

Fonte: CNN BRASIL

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE