Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

Equipe liderada pelo pesquisador Yosuke Kondo, do Instituto de Tecnologia de Tóquio, no Japão, encontrou isótopo de oxigênio com maior número de nêutrons já visto.

Uma equipe liderada pelo pesquisador Yosuke Kondo, do Departamento de Física do Instituto de Tecnologia de Tóquio, no Japão, encontrou dois isótopos de oxigênio nunca antes vistos: o oxigênio-27 e o oxigênio-28.

De acordo com o artigo científico, publicado na revista Nature, o oxigênio-28 é de particular interesse dos cientistas. Ele possui 8 prótons e 20 nêutrons — o maior número de nêutrons já visto em um isótopo de oxigênio.

Para entender melhor a descoberta, é preciso saber que o núcleo de um átomo contém prótons (partículas positivas) e nêutrons (partículas neutras).

Dessa forma, cada elemento químico é definido por seu número atômico, ou seja, o número de prótons que possui em seu núcleo. Já o número de nêutrons pode variar, levando ao surgimento dos isótopos: variações no número de nêutrons de um mesmo elemento químico.

Segundo o estudo, a descoberta surpreende as previsões teóricas. O relato dos pesquisadores é de que o oxigênio-28 é formado apenas por um curto período de tempo, até decair em quatro nêutrons.

Para os cientistas, explorar outras reações que produzem esse isótopo pode ser um caminho para compreender sua existência.

Fonte: CNN BRASIL

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE