Skip to content

Não gosta de beber água? Veja dicas para manter a hidratação

A ingestão adequada de líquidos protege o coração, regula a pressão arterial, melhora o funcionamento do intestino, reduz dores de cabeça e o risco de pedras nos rins.

Beber água é essencial para o corpo. O conselho pode parecer clichê, mas a ingestão de líquidos auxilia no bom funcionamento do organismo e no bem-estar.

Isso porque a ingestão adequada de líquidos protege o coração, regula a pressão arterial, melhora o funcionamento do intestino, reduz dores de cabeça e o risco de pedras nos rins. Além de ajudar na manutenção da saúde da pele.

Apesar da importância desse consumo e dos inúmeros benefícios, não é difícil encontrar pessoas que dizem que não gostam de beber água ou então que se esquecem de fazê-lo ao longo do dia.

“Manter o corpo hidratado é importante por que a água regula diversas funções no nosso organismo. A água regula a temperatura do corpo, melhora a nossa digestão, e é responsável por transportar nutrientes pelo organismo. Afinal, mais de 70% do nosso corpo é água”, explica Paula Pires, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP).

falta de hidratação no corpo logo dá sinais de alerta. A nutricionista Caroline Medeiros explica que os sinais mais comuns são urina de cor escura e dores de cabeça ou tontura. Nos casos mais graves podem surgir problemas nos rins.

“É preciso beber água regularmente, mesmo que não sinta nenhum sinal aparente. Quanto aos sinais do corpo para a desidratação, a “sede” é o mais comum, contudo, pode-se notar por outros sinais, como cansaço, fome ou ganho de peso, falhas no sistema circulatório, retenção de líquidos, déficit de atenção e memória, mau hálito e até mesmo baixo desempenho atlético”, detalha a profissional que também é responsável técnica de nutrição da policlínica do UNASP.

Para evitar esses tipos de problemas, as especialistas ouvidas pela CNN recomendam que, por dia, sejam ingeridas ao menos 35 ml de água para cada quilo, ou seja, para saber a quantidade ideal para você basta multiplicar o seu peso por 35. Em dias mais quentes, como temos enfrentado no país ultimamente, essa quantidade pode aumentar devido à maior transpiração do corpo.

E para quem tem dificuldade em ingerir água ou não gosta, a dica é sempre ter uma garrafinha com o líquido por perto, e variar o sabor da água com frutas, legumes, ervas e especiarias.

“É muito comum existirem pessoas que não gostam de água e não sentem muita sede. Uma sugestão é tentar beber água bem gelada. Água gelada desce melhor. Ou adicionar frutas para fazer as águas saborizadas. E optar para alimentos que são ricos em água, como melancia, pepino, abobrinha, tomate. Porque aí você já pega um pouco da água do próprio alimento”, explica Paula.

Sucos, refrigerantes e chás prontos podem ser consumidos, mas requerem atenção.

“O melhor é evitar bebidas calóricas, como, por exemplo, sucos, refrigerantes e chás adocicados. Elas têm muita caloria, podem engordar e aumentar a glicemia. Não são boas opções para matar a sede”, finaliza Paula.

Porque manter a hidratação é importante para o corpo?

Veja abaixo como a hidratação pode auxiliar a manter o bom funcionamento do corpo.

Células: manter as células hidratadas é fundamental para que a absorção de nutrientes e do oxigênio seja feita;

Digestão: para que o trato intestinal funcione bem, é preciso ingerir fibras e água. A hidratação auxilia na formação, eliminação e evita o ressecamento das fezes. Desta forma, evitam-se casos de constipação;

Rins: a água auxilia a expelir as toxinas e resíduos com mais facilidade;

Circulação: um corpo bem hidratado apresenta uma circulação sanguínea com melhor fluidez e também auxilia a manter a frequência cardíaca e a pressão arterial reguladas;

Cérebro: Os neurônios são muito sensíveis às mudanças e à falta de nutrientes essenciais para o pleno funcionamento. Diante da falta de água, podem ocorrer dores de cabeça, falta de atenção, confusão mental, entre outros sintomas;

Pele: A hidratação correta evita o ressecamento da pele e da boca.

Como aumentar o consumo de líquidos?

-Aromatize a água com frutas e ervas;

-Beba água com gás;

-Dê preferência para água gelada;

-Consuma alimentos ricos em água (melancia, melão, laranja e abacaxi);

-Consuma chás sem açúcar;

-Beba água de coco;

-Beba sucos naturais sem açúcar;

-Use despertadores e aplicativos que te “lembrem” de beber água ao longo do dia;

-Tenha sempre uma garrafa junto, onde quer que você for;

-Não espere sentir sede para beber água.

Fonte: CNN BRASIL