Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

A ligação foi mais percebida entre homens mais novos e consumidores jovens.

Batatas fritas são gordurosas, fontes de carboidratos e reconfortantes para muitos. No entanto, alimentos fritos pode ter um impacto negativo na saúde mental.

Uma equipe de pesquisa em Hangzhou, na China, descobriu que o consumo frequente de frituras, especialmente batatas fritas, estava associado a um risco 12% maior de ansiedade e 7% maior de depressão do que em pessoas que não comiam frituras.

A ligação foi mais percebida entre homens jovens e consumidores mais jovens.

Esses resultados “abrem um caminho na importância de reduzir o consumo de frituras para a saúde mental”, de acordo com o artigo publicado na revista PNAS.

No entanto, especialistas que estudam nutrição disseram que os resultados são preliminares e não está necessariamente claro se as frituras estavam causando problemas de saúde mental ou se as pessoas com sintomas de depressão ou ansiedade se voltaram para as frituras.

O estudo avaliou 140.728 pessoas com mais de 11 anos. Um total de 8.294 casos de ansiedade e 12.735 casos de depressão foram encontrados naqueles que consumiram alimentos fritos, enquanto especificamente batatas fritas apresentaram um aumento de 2% no risco de depressão em relação carne branca frita.

A pesquisa também descobriu que os participantes que consumiam mais de uma porção de frituras regularmente eram mais propensos a serem homens mais jovens.

“O componente humano deste estudo pode indicar exatamente o que ele pretende: que uma maior ingestão de frituras aumenta o risco de ansiedade/depressão”, disse o Dr. David Katz, um especialista em medicina do estilo de vida que não esteve envolvido no estudo, por e-mail.

“No entanto, o caminho causal poderia facilmente ir para o outro lado: pessoas com ansiedade/depressão recorrem a ‘comida reconfortante’ com frequência crescente para alguma aparência de alívio”, acrescentou Katz.

Alimentos não saudáveis e má nutrição podem diminuir o humor e progredir uma condição de saúde mental, conforme encontrado em um estudo anterior citado neste novo. O mesmo vale para o peixe-zebra.

No novo estudo, os pesquisadores sugerem que a acrilamida, uma substância química formada durante o processo de fritura, principalmente nas batatas fritas, é a responsável pelo maior risco de ansiedade e depressão.

Em um artigo separado referenciado no novo estudo, os pesquisadores expuseram o peixe-zebra ao produto químico, descobrindo que a exposição a longo prazo fez com que o peixe vivesse em zonas escuras dentro do tanque, um sinal comum de um nível de ansiedade mais alto no peixe.

O peixe-zebra também exibiu uma capacidade reduzida de explorar seus tanques e socializar, pois não nadava próximo a outro peixe-zebra, embora ele seja conhecido por formar cardumes com suas espécies.

“Os peixes-zebra foram presumivelmente escolhidos porque já eram conhecidos por serem vulneráveis à toxicidade da acrilamida e porque suas respostas comportamentais à ansiedade são estabelecidas e consistentes – oferecendo uma fonte de dados biológicos e comportamentais”, disse Katz.

O Dr. Walter Willett disse que os resultados “devem ser considerados como muito preliminares, especialmente a conexão com frituras e acrilamida”.

“Os efeitos dos alimentos fritos na saúde dependerão muito de qual alimento é frito e que tipo de gordura é usado para fritar”, disse Willett, professor de epidemiologia e nutrição da Harvard TH Chan School of Public Health, por e-mail.

“As batatas são uma preocupação para possíveis efeitos de humor, porque podem causar grandes picos de açúcar no sangue e, em seguida, respostas hormonais a esses picos.

No entanto, esses picos são parcialmente atenuados pela gordura, que seria fornecida pela gordura da fritura”.

Ele também disse que os dados do peixe-zebra “são difíceis de interpretar em relação à saúde humana porque obviamente somos muito diferentes, e os autores reconheceram isso”.

Ansiedade e depressão em ascensão

O pesquisador da Universidade de Zhejiang, Yu Zhang, autor do estudo, disse à CNN em um e-mail que “não há necessidade de entrar em pânico com os efeitos adversos dos alimentos fritos”.

Mas manter um estilo de vida saudável e reduzir o consumo de frituras pode ser útil para a saúde mental, além da saúde geral.

Os pesquisadores apontaram para um aumento recente de depressão e ansiedade em todo o mundo, com 2020 registrando um aumento de 27,6% e 25,6%, respectivamente.

Organização Mundial da Saúde (OMS) também estima que mais de 5% dos adultos sofrem de depressão, globalmente, conforme observado no artigo.

Ao observar os efeitos do consumo de alimentos fritos em humanos e a exposição à acrilamida no peixe-zebra, os pesquisadores compararam os dois para sugerir que o consumo frequente do produto químico comumente encontrado em alimentos fritos poderia ter um efeito negativo sobre saúde mental.

A falta de variedade na alimentação também demonstrou diminuir o bem-estar, de acordo com Katz.

“A qualidade geral da dieta e a seleção de alimentos saudáveis são profundamente importantes para todos os aspectos da saúde – mental e físico”, disse Katz.

Willett disse que também existe a possibilidade de causação reversa – que as pessoas podem mudar suas dietas porque têm depressão ou ansiedade.

“Essas mudanças de humor são, em geral, mais difíceis de estudar porque podem ir e vir, ao contrário do diagnóstico de um grande câncer ou ataque cardíaco, o estudo nesta análise não foi projetado para enfrentar esses desafios”, disse ele.

Fonte: CNN BRASIL

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE