Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

O brincar sempre foi e sempre será uma atividade espontânea e muito prazerosa, acessível a todo o ser humano, de qualquer faixa etária, classe social ou condição econômica,

Brincar é:

– comunicação e expressão, associando pensamento e ação;

– um ato instintivo voluntário;

– uma atividade exploratória;

– ajuda às crianças no seu desenvolvimento físico, mental, emocional e social;

– um meio de aprender a viver e não um mero passatempo.

Para Winnicott (pediatra e psicanalista) a brincadeira é universal e faz parte da saúde da criança. Neste contexto, diz Winnicott (1975, pág. 63).

“(…) o brincar facilita o crescimento e, portanto, a saúde; o brincar conduz aos relacionamentos grupais; o brincar pode ser uma forma de comunicação na terapia: finalmente, a psicanálise foi desenvolvida como forma altamente especializada do brincar, a serviço da comunicação consigo mesmo e com os outros.”

Toda a criança tem direito de brincar, direito esse garantido pela ONU e pela constituição Brasileira.

Observe seus filhos (as), sobrinhos (as), crianças ao seu redor brincar, na criança vemos atitudes que o Senhor gostaria que tivéssemos para eternidade. O brincar com a criança, nos faz voltar a nossa inocência. Tire tempo para brincar e sinta a alegria do Senhor fluir de dentro de você.

“Disse Jesus: Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas.” Mateus 19:14.

Deus abençoe!

Por Professora Danielle Emerenciano

Baseado na leitura do livro:

Brincar – Prazer e Aprendizado

Autora: Angela Cristina Munhoz Maluf.

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE