Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

“E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas,
em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas (1Co 12:28)”.

  1. Milagres

Milagres são fenômenos que parecem violar as leis naturais, mas ao mesmo tempo revelam Deus aos olhos da fé. Uma forma boa de entender o significado dos milagres é examinar os vários termos usados para expressar esse conceito na Bíblia.

Tanto o Antigo como o Novo testamento usam a palavra “sinal” (Is 7:11, 14, Jo 2:11) para mostrar um milagre que aponta para uma revelação mais profunda: “Maravilha”: Joel 2:30 – “Eu mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça”. Assim, Deus mostrava sua glória e poder (Sl 33:5; 65:6-13). Portanto, o milagre não era só uma prova da existência de Deus, mas também uma revelação do amor pactual de Deus aos olhos dos fiéis, bem como de sua santa justiça.

  1. MILAGRES NO ANTIGO TESTAMENTO

Os milagres do Antigo Testamento estão ligados com os grandes eventos da história de Israel: o chamado de Abraão (Gn 12:1-3), o nascimento de Moisés (Êx 11-2:22); o Êxodo do Egito (Ex 12:1-14.31); a outorga da Lei (Êx 19:1-20:26); a entrada na terra prometida (Js 3:1-47), tais milagres são para salvação, mas Deus também age na história para juízo (Gn 1:1-10).

  1. MILAGRES DE JESUS NO NOVO TESTAMENTO

No Novo Testamento apenas 35 milagres de Jesus são relatados nos Evangelhos, mas Jesus curou milhares de pessoas. Nessa campanha o foco será: “os milagres de Jesus na vida particular de cada servo do Senhor Jesus”. Por que Jesus fazia milagres e faz até hoje? Foi o próprio Jesus que respondeu essa pergunta. Quando estava na prisão, João Batista enviou alguns de seus discípulos para saber Dele: Se Ele era “aquele que estava para vir” (Mt 11:3). Jesus disse que informasse a João sobre o que Ele havia feito: “Os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres está sendo pregado o Evangelho” (Mt 11:5). Com esses relatos Jesus declarou que seus milagres eram o cumprimento das promessas do reino do Messias, profetizadas por Isaías (Is 24:18-19; 35:5-6; 61:1).

Os milagres de Jesus eram sinais da presença do Reino de Deus (Mt 12:39). João apresentou os milagres de Jesus como sinais em sete ocasiões: (Jo 2:1-11); 4:46-54: 5:1-18; 6:1-15; 6:16-21; 9:1-41; e 11:1-57. Esses milagres apontavam profunda verdade espiritual, produzindo uma fé obediente (Jo 2:11; 23-25). Portanto, o milagre da multiplicação dos pães (Jo 6:1-15) foi a forma como Jesus se apresentou como o Verdadeiro Maná, Aquele que dá a vida e a sustenta.

Jesus também considerava seus milagres como evidências da presença do Reino em seu ministério (Mt 11:2-5; 12:28). Toda história de milagre era para afirmar que a salvação de Deus estava presente. O reino de Deus tinha vindo em grande poder porque os mortos eram ressuscitados (Is 26:19; Lc 7:11-15) e Satanás amarrado (Mc 3:27). Assim, Jesus propositadamente, levou a salvação de Deus aos rejeitados, Ele curou o paralítico (Mt 8:1-8); o mudo (Mt 9:32-33) e os leprosos (Lc 27:11-19). Mas os milagres de Jesus não eram espetáculos teatrais, Jesus exigia que os que tivessem buscando os milagres tivessem fé (Mt 9:2). A mulher que sofria de hemorragia foi curada por causa de sua fé (Mt 9:18-26).

Jesus insistia para que crescem Nele e isso provocava nos líderes religiosos oposição contínua. E o apóstolo João mostrou isso quando Jesus curou o cego de nascença. A cura e a salvação de Jesus vêm até mesmo no sábado, contrariando o legalismo dos fariseus (Jo 9:16) e resultando em sua cegueira espiritual (Jo 9:39-41). Os fariseus também condenavam quando Jesus curou o paralítico e deu-lhe também o perdão de seus pecados (Mc 2:1-12). E os milagres de Jesus sendo a oferta da salvação de Deus, requeriam uma decisão, por causa disso os fariseus também se opuseram (Mt 9:32-34).

Finalmente, os milagres de Jesus nos ajudam a entendê-lo melhor. Jesus é o Senhor da natureza (Mc. 4:35-41) e da morte (Lc.8:41-56; Jo.11:1-44). Jesus é Servo sofredor que levou sobre si as nossas enfermidades (Mt 9:16-17). Ele é o Messias que haveria de vir (Mt.11:2-6). Assim, Jesus não fez milagres para provar a sua divindade ao contrário, Ele se recusava a fazer milagres para provar alguma coisa (Mt.12:38-42); (Lc.11:29-32). Assim, os milagres de Jesus são evidências de que Ele é divino e que é o Messias que haveria de vir para cumprir o propósito de Deus.

Outros textos bíblicos merecem destaque: “Inclina Jó os teus ouvidos a isto, para e considera as maravilhas de Deus (Jó 37:14). Tens tu notícia do equilíbrio das grossas nuvens e das maravilhas daquele que é perfeito em conhecimento”. “Quando contemplo os teus seus, obra dos teus dedos e a Lua e as Estrelas que estabelecestes, que é o homem e o filho do homem, para que dele se lembres e o filho do homem para que o visites?” (Pv. 6:6 e Ec 7:13).

  1. OS MILAGRES DE JESUS NA MINHA VIDA

Cada cristão tem uma série muito grande de milagres a relatar. O primeiro deles é a salvação operada na vida de cada um pela ação do Espírito de Deus: Parakletos. Eu por exemplo recebi a salvação de Cristo na minha vida após a visita de um amigo que me falou sobre o Salvador Jesus, a quem eu já admirava profundamente. Depois que meu amigo foi embora, eu comecei a falar com Jesus para me salvar naquela hora, e foi a melhor experiência sobrenatural que eu já tive. Depois de minha entrega total ao Senhor Jesus, eu me senti tão leve que parecia flutuar no ambiente da sala onde eu estava conversando com o Senhor Jesus. Glórias a Deus!

                                                                                  Por Valdely Cardoso Brito

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE