Trabalho examinou os efeitos de exercícios de diferentes intensidades nos níveis da grelina, conhecida como “hormônio da fome”
Um novo estudo, publicado na última quinta-feira (24) no Journal of the Endocrine Society, examinou os efeitos de exercícios de diferentes intensidades nos níveis da grelina, conhecida como “hormônio da fome“. Diante disso, os pesquisadores descobriram qual tipo de atividade física é capaz de suprimir o apetite em adultos saudáveis, principalmente em mulheres.
De acordo com a pesquisa, exercícios de alta intensidade — como levantamento de peso, agachamentos, HIIT, corrida e natação — são mais eficazes para reduzir os níveis de fome do que exercícios moderados. Isso porque a alta intensidade suprimiu os níveis de grelina no organismo, responsável por atuar na percepção de fome pelo hipotálamo, região cerebral que regula o apetite.
“Descobrimos que exercícios de alta intensidade suprimiram os níveis de grelina mais do que exercícios de intensidade moderada”, afirma a autora principal do estudo, Kara Anderson, da University of Virginia e do University of Virginia Health System, em Charlottesville, na Virgínia, Estados Unidos. “Além disso, descobrimos que os indivíduos se sentiam ‘menos famintos’ após exercícios de alta intensidade em comparação com exercícios de intensidade moderada.”
A grelina é produzida no sistema gastrointestinal e circula em formas aciladas (AG) e desaciladas (DAG), conhecidas por atuar no apetite. Os dados sobre os impactos da intensidade no exercício nos níveis dessas duas formas de grelina ainda eram escassos e limitados, principalmente nos homens, de acordo com os pesquisadores.
Diante disso, o trabalho analisou oito homens e seis mulheres. Os participantes do estudo fizeram um jejum durante a noite e, então, realizaram exercícios de vários níveis de intensidade, determinados por medicação de lactato sanguíneo — exame que mede a quantidade de ácido lático no sangue, uma substância produzida a partir do metabolismo da glicose e dos aminoácidos quando o corpo não consegue obter oxigênio suficiente para atendes às necessidades dos músculos. Em seguida, os pesquisadores mediram os níveis de apetite de acordo com o relato dos participantes.
Segundo o estudo, as mulheres tinham níveis mais altos de grelina total na linha de base em comparação aos homens. No entanto, apenas mulheres demonstraram níveis de grelina AG “significativamente reduzidos” após o exercício intenso.
“Descobrimos que a intensidade moderada não alterou os níveis de grelina ou levou a um aumento líquido”, observou o estudo. Essas descobertas sugerem que o exercício acima do limiar de lactato “pode ser necessário para provocar uma supressão na grelina”.
“O exercício deve ser considerado uma ‘droga’, onde a ‘dose’ deve ser personalizada com base nos objetivos pessoais de um indivíduo”, diz Anderson. “Nossa pesquisa sugere que exercícios de alta intensidade podem ser importantes para a supressão do apetite, o que pode ser particularmente útil como parte de um programa de perda de peso.”
Apesar das descobertas, os pesquisadores reconhecem que mais estudos são necessários para determinar até que ponto os efeitos do exercício intenso diferem de acordo com gênero.
Fonte: CNN BRASIL