Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

A Universidade de Reading, no Reino Unido, publicou um estudo que mostra o quanto é possível melhorar os sintomas da depressão e da ansiedade a partir do uso da vitamina B6.

A pesquisa mostra que a vitamina ajuda o corpo a produzir um mensageiro químico específico que inibe os impulsos no cérebro. Esse efeito calmante está relacionado com a redução da ansiedade entre os voluntários que participaram da pesquisa.

Os pesquisadores afirmaram que, a partir desses dados, é possível identificar padrões nutricionais que podem beneficiar o bem-estar mental. Eles revelaram também que a vitamina B6 é muito importante para outros processos no corpo. (veja abaixo alimentos que contém a vitamina)

O que é a vitamina B6?

As vitaminas B6, são também chamadas de pirodoxina. Elas ajudam a aumentar a produção no corpo de GABA, o ácido gama-aminobutírico.

O GABA bloqueia os impulsos entre as células nervosas do cérebro, ajudando muito no bem-estar mental. Ela é também um micronutriente importante para o metabolismo dos aminoácidos.

Para que serve a vitamina B6?

A vitamina B6 tem várias funções no organismo. Ela atua em diferentes reações enzimáticas, no metabolismo de aminoácidos, carboidratos e gorduras.

O complexo vitamínico também contribui na conversão de homocisteína em cisteína (aminoácido) e pode evitar complicações de doenças cardíacas, uma vez que a homocisteína, em excesso, está associada a um maior risco de complicações no coração.

Ela também age na síntese de substâncias que atuam no sistema nervoso como a Serotonina e a dopamina, diretamente relacionadas a regulação do humor, prazer e da memória.

Além disso, ajuda na formação do grupo hem, que está presente na hemoglobina, a proteína que transporta ferro pelo corpo

Quais são os principais benefícios da vitamina B6?

Equilíbrio das atividades motoras, por estar relacionada à ações de metabolismo no corpo

Pode estar associada a uma redução da ansiedade e depressão, segundo o estudo britânico

Confira alguns dos alimentos ricos em vitamina B6

Fígado bovino grelhado — 1,4 mg

Farinha de Mandioca — 08 mg

Fígado de galinha — 0,8 mg

Noz — 0,7 mg

Avelã — 0,6 mg

Batata assada — 0,5 mg

Sementes de girassol — 0,5 mg

Amendoim torrado s/sal — 0,5 mg

Macadâmia — 0,3 mg

Banana — 0,3 mg

Fonte: SóNoticiaBoas

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE