As obrigações do dia a dia consomem tanto a nossa energia que a gente esquece de parar; não só o corpo, mas a mente também.
Não sei como é pra vocês, mas minha vida é uma eterna lista de tarefas. Sempre tem algo pra fazer. E eu sou aquela pessoa super organizada que gosta de ticar pendência, sabe? Me dá uma alegria danada quando uma coisa da lista já foi realizada, mas mal dá tempo de pensar e logo tem outra me esperando, naquele modo automático que eu tenho certeza que muita gente conhece bem.
O problema é que esse ciclo, muitas vezes, não deixa a gente parar. E aqui eu tô falando da minha realidade que me permite fazer isso, mas é bom lembrar que a gente vive num país que não dá essa opção pra grande parte das pessoas que precisa continuar, não importa como, porque precisa sobreviver. Todo mundo deveria poder parar, não só o corpo, mas a cabeça também. Parar de cumprir tarefas como uma máquina, sem nem refletir, e desligar. Descansar é tão importante quanto produzir. Ou pelo menos deveria ser. No meu caso, descansar a cabeça é ainda mais importante pra que eu consiga realizar o que eu preciso com eficiência. Explico: quando minha mente tá sobrecarregada, isso afeta muito minha capacidade de ser criativa e de encontrar soluções pra tudo que eu preciso entregar no meu dia. É quase como se eu tivesse um espaço mental precioso, mas o mantivesse tão cheio de informações e preocupações que não sobra espaço pra clareza ou inovação.
Por isso eu tento, na medida do possível, parar de vez em quando para abrir esse espaço. Não tô falando de nada absurdo, mas 5 minutos do dia pra fazer algo que me traga uma sensação gostosa, como ouvir música, brincar com meus cachorros ou caminhar ao ar livre. É nessas horas que a minha cabeça consegue recarregar pra voltar a funcionar e conectar as ideias que antes pareciam desconexas.
Eu entendi que descansar não é um sinal de fraqueza, mas sim uma estratégia fundamental pra manter a saúde mental. O desafio é diário: achar o equilíbrio pra quem a gente consiga viver todas as nossas experiências plenamente, seja na vida pessoal ou profissional.
Fonte: CNN BRASIL