Skip to content

O Amor que Persiste

DIA 7 — O amor que persiste
“Saul e Jônatas, amados e amáveis na sua vida, e na sua morte se não separaram.” (2 Samuel 1:23)

Essa cena me tira o ar toda vez que eu leio. Saul morreu no monte Gilboa. Aquele Saul. O que jogou lança em Davi. O que caçou Davi entre montanha e caverna por quase dez anos. O que tentou matá-lo tantas vezes.

E sabe o que Davi fez quando soube da morte de Saul?

Rasgou as roupas. Chorou. E escreveu uma das músicas mais lindas da Bíblia inteira em homenagem ao homem que quis matá-lo. Chamou Saul de amado. Amável. E usou uma palavra em hebraico chamada ahab — que é o amor profundo, o amor que fica quando tudo mais já foi embora.

Presta atenção nesse detalhe: Saul conseguiu tirar Davi do palácio, mas não conseguiu tirar Deus do coração de Davi. E é aqui que a gente entende que a formação de um rei terminou. O verdadeiro sinal de que você chegou lá não é o dia em que você se senta no trono. É o dia em que você consegue chorar de verdade por quem te caçou.

E olha só que interessante o que a ciência diz sobre isso. Uma pesquisadora chamada Dra. Mary-Frances O’Connor, da Universidade do Arizona, que é referência mundial em estudos sobre luto, descobriu que o cérebro guarda o vínculo de amor de um jeito tão profundo que ele continua reconhecendo a pessoa amada mesmo depois de anos, mesmo depois da morte. O luto, cientificamente, é uma forma de aprendizado do cérebro. Ele reorganiza a forma de se relacionar com quem se foi, mas ele não apaga o amor.

Ou seja: quando Davi chorou Saul, não foi fingimento. Não foi teatro. Foi o cérebro dele, sustentado pelo Espírito de Deus, reconhecendo que aquele vínculo, mesmo estragado por Saul, tinha sido real. E Davi honrou o real.

O amor que resiste à perseguição é o amor que Deus sustenta em você.

Se quiser conferir a pesquisa (aviso: em inglês, o Chrome traduz):

https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC8858332/

Oração: Pai, em Nome de Jesus, guarda em mim o amor que só o Teu Espírito sustenta. Amém.

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE