Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

“E, ouvindo Davi que Nabal morrera, disse: Bendito seja o SENHOR, que julgou a causa de minha
afronta recebida da mão de Nabal, e deteve o seu servo do mal, fazendo o SENHOR tornar o mal
de Nabal sobre a sua cabeça. E mandou Davi falar a Abigail, para tomá-la por sua mulher
(1 Sm 25:39).

Carta é mensagem por escrito trocada por pessoas separadas por distância. A carta após escrita e fechada em envelope é enviada a alguém. É tradução de cinco palavras hebraicas e duas gregas. A palavra hebraica e a palavra grega epistole se refere a carta escrita a uma pessoa ou grupo de pessoas. O apóstolo Paulo escreve: “Vede com que grandes letras vos escrevi por minha mão” (Gl 6:11). Documento, Registro ou Conta (Lc 16:6-7). Uma epístola ou carta (Atos 28:21).

As Escrituras, 2 Tm 3:15, confira João 5:47: “Mas se não crede nos meus escritos, como crereis nas minhas palavras?”. Cultura ou letras, por exemplo, uma pessoa letrada. “Como sabe, este, não as tenho aprendido?” (Jo 7:15), isto é, como o Senhor Jesus podia ser tão culto se nunca havia sido educado na escola dos rabinos.

Sentido figurado: Paulo faz o contraste entre o legalismo dos fariseus e a obediência às Leis através do Espírito Santo em 2 Co 3:6-18 ao escrever: “A letra mata, e o Espírito vivifica” (2 Co 3:6; confira: Rm 2:27-29). Ele mostrou que a Lei de Moisés pode ser o ministério da morte e da condenação quando obedecida apenas exteriormente, mas uma forma de liberdade (cf. Tiago 1:25; 2:8-12), se obedecida pelo homem, não através de suas próprias forças, e sim pela presença e pelo poder do Espírito Santo, que habita em cada cristão (Rm 8:1-4).

Carta, documento através do qual um governo toma decisões importantes no terreno político ou social; magna Carta da Inglaterra em 1215; Carta Constitucional do Brasil em 1924. Carta aberta que se dirige publicamente a alguém pela coluna de um jornal. Carta avocatória por meio da qual o Juiz ou Tribunal avoca determinado feito aforado em juízo de hierarquia inferior por atribuir-se competência para o conhecer.  Carta de alforria pela qual o senhor dava liberdade a escravo, Carta de naturalização que é conferida a estrangeiro. Carta fechada que contém instruções de ordem secreta para serem conhecidas somente em cada circunstância. Carta invitatória que é dirigida pelo Papa aos bispos, convidando-os a comparecer em Roma. Carta precatória que é dirigida ao juiz de outra circunscrição para que ouça as testemunhas de determinado feito judicial fora do juízo, onde tramita o processo.

A BÍBLIA CONTÉM VÁRIOS EXEMPLOS DE CARTAS ESCRITAS:

2 Sm 11:14-15 E, sucedeu que pela manhã Davi escreveu uma carta a Joabe; e mandou-lha por mão de Urias. Escreveu na carta, dizendo: “Ponde a Urias na frente da maior força da peleja; e retirai-vos de detrás dele, para que seja ferido e morra”.

1 Rs 21:8-11 E não mais farei mover o pé de Israel desta terra que tenho dado a seus pais; contanto que somente tenham cuidado de fazer conforme tudo o que lhes tenho ordenado, e conforme toda a lei que Moisés, meu servo, lhes ordenou. Porém, não ouviram; porque Manassés de tal modo os fez errar, fizeram pior do que as nações, que o SENHOR tinha destruído de diante dos filhos de Israel. Então o SENHOR falou pelo ministério de seus servos, os profetas, dizendo: Porquanto Manassés, rei de Judá, fez estas abominações, fazendo pior do que tudo quanto fizeram os amorreus, que foram antes dele, e também a Judá fez pecar com os seus ídolos;

2 Rs 5:5; 19:14  Então disse o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. E foi, e tomou na sua mão dez talentos de prata, seis mil ciclos de ouro e dez mudas de roupas. E Acabe tinha setenta filhos em Samaria.

Jeú escreveu cartas, e as enviou a Samaria, aos chefes de Jizreel, aos anciãos e aos aios dos filhos de Acabe, dizendo: Logo, em chegando a vós esta carta, pois estão convosco os filhos de vosso senhor, como também os carros, os cavalos, a cidade fortalecida e as armas. Olhai pelo melhor e mais reto dos filhos de vosso senhor, os quais ponham sobre o trono de seu pai, e pelejai pela casa de vosso senhor.

2 Cr 32:17 Escreveu também cartas, para blasfemar do SENHOR Deus de Israel, e para falar contra ele, dizendo: Assim como os deuses das nações das terras não livraram o seu povo da minha mão, assim também o Deus de Ezequias não livrará o seu povo da minha mão.

Ne 2:7  Disse mais ao rei: Se ao rei parece bem, dêem-se-me cartas para os governadores dalém do rio, para que me permitam passar até que chegue a Judá.

Et 1:22 Então enviou cartas a todas as províncias do rei, a cada província segundo a sua escrita, e a cada povo segundo a sua língua; que cada homem fosse senhor em sua casa, e que se falasse conforme a língua do seu povo.

At 9:2 E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns daquela seita, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.

2 Co 10:9 Para que não pareça como se quisera intimidar-vos por cartas. Porque as suas cartas, dizem, são graves e fortes, mas a presença do corpo é fraca, e a palavra desprezível. Pense o tal isto, que, quais somos na palavra por cartas, estando ausentes, tais seremos também por obra, estando presentes.

Gl 6 :11 Vede com que grandes letras vos escrevi por minha mão.

Hb 13:22 Rogo-vos, porém, irmãos, que suporteis a palavra desta exortação; porque abreviadamente vos escrevi.

O Antigo Testamento só traz cartas escritas por reis ou altos funcionários: Carta de Davi a Joabe sobre Urias (2Sm 11:14-15); de Jezabel aos anciãos e homens notáveis de Jezrael a respeito de Nabote (1Rs 21:8-10); de Jeú aos comandantes de Samaria, aos anciãos e aos tutores de filhos de Acab para aconselhá-los a matarem a dinastia de Acab (2Rs 10:1-3:6; de Jeremias aos exilados (Jr 29:1-23); do Rei de Aram ao de Israel, recomendando Naamã (2Rs 5:6); dos samaritanos a Ciro para impedir a reconstrução da muralhas de Jerusalém (Esdra 4.11-16) e resposta do rei Esdra 4:17-22; de Antíoco VI a Jonatas dando-lhe o título de “amigo do rei” (Mc 11:57); do Cônsul Lúcio (Mc 11:57); do cônsul Lucio a algumas cidades helenísticas para lhes dar a notícia da aliança feita entre judeus e romanos (Mc 15:16-21).

O Novo Testamento conservou as Cartas do apóstolo Paulo às sete igrejas do Apocalipse, a carta dos apóstolos à comunidade de Antioquia sobre as relações entre judeus e pagãos (At 15:23-29), a carta do tribuno Lisias ao governador Félix, acerca da transferência de Paulo para Cesaréia (Atos 23:25-30). Semelhantes as que se conservam no museu de Louvre, as cartas escritas pelo Apóstolo Paulo eram redigidas em papiro enroladas, envoltas em um fio de papiro, no qual se aplicava o selo próprio.

 

Por Valdely Cardoso Brito

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE