Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

Salmo 27 – O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei?

O que sabemos sobre a Salvação?

Diz o Salmo 37.39: “A salvação dos justos vem do Senhor, Ele é a sua fortaleza no tempo de angústia?”. Mas será que Deus salva só os justos? Não! Lc 3.6: “Toda a humanidade verá a salvação de Deus”. Então a salvação é possível para todo ser humano? At 2.21 responde: “E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Rm 10.13). Explicação: Rm 5.18-19: “Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um, muitos serão feitos justos”.

Rm 10.10: “Pois com o coração se crê para a justiça e com a boca se faz confissão para a salvação”. 1 Tm 2.4: “Deus deseja que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade”. Tt 2.11-12: “Pois a graça de Deus se manifestou trazendo a salvação a todos os homens. Ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas, para que vivamos neste presente século sábia, justa e piedosamente”.

Sf 3.17: “O Senhor teu Deus está no meio de ti, poderoso para te salvar. Ele se deleitará em ti com alegria, renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo”. Is 12.2: “Certamente Deus é a minha salvação, confiarei e não temerei. O Senhor Deus é a minha força e o meu cântico; Ele se tornou a minha salvação”. Is 25.9: “Naquele dia se dirá: Certamente este é o nosso Deus, Nele confiamos, e Ele nos salvou. Este é o Senhor, Nele confiamos; na Sua salvação exultemos, e nos alegremos”.

“O Senhor é a minha luz” – Qual o sentido da palavra luz no texto?

O Sl 97.11 explica: “A luz semeia-se para o justo e a alegria para os retos de coração”. Pv 4.18: “A vereda dos justos é como a luz da autora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” Jo 8.12: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz para a vida”.

Exemplos de salvação: Ezequias (2Rs 18.5; Jó 13.15-16; Davi Sl 57.1-3; 1Tm 4.10; 2 Tm 1-12.

Deus é a nossa força: Êx 15.2, 2Sm 22.33; Sl 28.8; 46.1; 73.26; 81.1; 84.5; 89.21.

Segurança em Deus: Nm 14.8; Sl 3.6; 20.7; 23.4, 27.3; 46.2; Is 12.2.

Obediência a Deus

Dever imperativo de vida – At 5.29; Dt 26.16; Js 1-8.

Deve ser de todo o coração. É o preço do êxito. Garante a entrada no Reino de Deus. Exemplos de obediência:

Noé Gn 6.22;

Abraão Gn 22.2,3;

Josué Js 11.15;

Ezequias 2Rs 18.6;

José e Maria Lc 2.39;

Paulo At 26.19;

Cristo Hb 5.8.

Louvar a Deus: Sl 81.1; 95.1; Is 30.29; 1Co 14.15; Ef 5.19; Tg 5.13;

Exemplos: Nm 21.17; 2 Cr 20.22; Mc14.26; At 16.25; Ap. 5.9.

Deveres dos seguidores de Cristo:

Adorar 2 Cr 5.13-14:E aconteceu que, quando eles uniformemente tocavam as trombetas, e cantavam, para fazerem ouvir uma só voz, bendizendo e louvando ao SENHOR; e levantando eles a voz com trombetas, címbalos, e outros instrumentos musicais, e louvando ao SENHOR, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre, então a casa se encheu de uma nuvem, a saber, a casa do SENHOR;  E os sacerdotes não podiam permanecer em pé, para ministrar, por causa da nuvem; porque a glória do SENHOR encheu a casa de Deus”.

Trabalhar Jo 9.4:Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar”.

Lutar Rm 13.12: “A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz”.

Caminhar Ef 5.8: “Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz”.

Testificar Fp 2.15: “Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo”.

Velar 1 Ts 5.5, 6-11: “Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios; porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite. Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação; Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele. Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis”.

Por Valdely Cardoso Brito

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE