Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

Hb 11:39-40: “E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa.
Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados”.

O livro de Hebreus, nos capítulos de 1 a 10, apresenta uma comparação completa entre o formalismo religioso judaico e o supremo propósito de DEUS. Nesses dez capítulos DEUS está mostrando que o Seu mover não está na religiosidade judaica e sim no viver pela fé. Viver pela fé é o viver que agrada a DEUS. É por esta razão que o escritor aos Hebreus cita Abel, Enoque, Noé, Abraão, Moisés e José. Todos esses tiveram um relacionamento com DEUS na excelência da fé. Se estudar a Epistola aos Hebreus você vai descobrir que o termo fé é encontrado 32 vezes.

O escritor aos Hebreus definiu a fé assim: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem” (Hb 11.1).

Eu quero analisar três palavras nesse texto, para compreendermos o que é a fé em sua natureza.

  1. “certeza” – No grego é hupostasis, quer dizer: estabelecer, ou: dar forma concreta.
  2. “Convicção” – No grego é elegchos, significa: algo que foi provado ou testado.
  3. “fatos” – No grego é pragma, significa: fato consumado.

Então, podemos compreender que a fé é a certeza, a convicção, a confirmação, a realidade, a base de apoio, o alicerce das coisas que se esperam. A fé que temos em nosso espírito vivificado, pela regeneração, atua como um sexto sentido. Todos nós nascemos com cinco sentidos: tato, paladar, audição, visão e olfato. A fé é o sexto sentido que substantifica as coisas que não são vistas, mas que nós esperamos.

Fé e esperança andam juntas na vida cristã.

Vamos atentar para alguns textos que nos mostram essa verdade: “que, por meio dele, tendes fé em DEUS, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de sorte que a vossa fé e esperança estejam em DEUS” (1 Pe 1.21). “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, destes três; porém o maior destes é o amor” (I Co 13:13).

Uma pessoa ímpia não tem esperança. Veja o que Paulo diz em duas maravilhosas passagens: Efésios 2:12 – “naquele tempo, estáveis sem CRISTO, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem DEUS no mundo”. E 1 Tessalonicenses 4:13 – “Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança”.

O chamamento que recebemos de DEUS nos traz esperança: Efésios 1:18 – “iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento…” Efésios 4.4 – “há somente um corpo e um ESPÍRITO, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação”. O apóstolo Pedro diz: “Bendito o DEUS e Pai de nosso SENHOR JESUS CRISTO, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de JESUS CRISTO dentre os mortos” (I Pe 1.3).

Os fatos históricos são tudo aquilo que DEUS realizou e consumou em CRISTO e que Ele deseja que se torne real em nós como “esperança” em CRISTO: Cl 1.5 “por causa da esperança que vos está preservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho” (Cl 1.27).  DEUS  quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, CRISTO em vós, a esperança da glória; 1 Timóteo 1:1: “Paulo, apóstolo de CRISTO JESUS, pelo mandato de DEUS, nosso Salvador, e de CRISTO JESUS, nossa esperança”. O livro de Hebreus nos exorta: “Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel”.

Concluímos, que tanto os “fatos” como a “esperança” são substantificados pela fé, por isso, Paulo diz em 2 Coríntios 5:7: “visto que andamos por fé, e não pelo vemos”. A fé é o elemento divino dado a nós como parte das riquezas da nossa salvação para que por ela, tenhamos a capacidade de substantificar as coisas espirituais.

 “Coisa superior” – (Hb:11.39,40)

Precisamos estudar essa frase porque ela descreve a riqueza e a profundidade da vida cristã. “coisa superior” fala de coisas “melhores ou “superiores”. A palavra “superior” significa: “que está mais acima”, “mais elevado”; “que atingiu um grau muito elevado”, “supremo”, “excelente” (Hb 1:4; 6:13; 6:16; 7:7, 19, 22; 8:6; 10:34; 11:16,35,40; 12:10). Esta palavra expressa o contraste e a superioridade do cristianismo em relação ao judaísmo, que é um tipo de religiosidade que contextualiza com a nossa realidade cristã contemporânea.

Das dezenove vezes que essa palavra grega “kreitton”, aparece no N.T. doze ocorrências se encontram nesta epístola, e significa “melhor ou “superior”.

  1. CRISTO tem um “nome melhor” que o dos anjos (Hb 1:4).
  2. Coisas “melhores” pertencentes a salvação (Hb. 6:9).
  3. CRISTO é “superior” a Abraão (Hb 7:7).
  4. Nele temos uma “melhor esperança” (Hb 7:19).
  5. Nosso novo pacto é “melhor” do que o antigo (Hb 7:22).
  6. Esse novo pacto contém “melhores” promessas (Hb 8:6).
  7. E um “melhor” sacrifício (Hb 9:23).
  8. Sendo que também, temos uma “melhor” possessão (Hb 10:34).
  9. Encaminhamo-nos para uma pátria “melhor” (Hb 11:16).
  10. Havendo uma “melhor” ressurreição para os que são verdadeiramente fiéis (Hb 11:35).
  11. Além do fato de que coisas “melhores” nos aguardam na glória vindoura (Hb 11:40).
  12. Essas “coisas superiores” (Hb 12:24) aguardam os remidos que já se acham em posse compreensível, pois Paulo havia dito que falecer e ir para CRISTO é “muito melhor” (Fp 1:23).

 Duas dispensações na economia de DEUS.

Quando estudamos a Palavra de DEUS descobrimos duas dispensações que são imprescindíveis para a compreensão da Economia de DEUS: A Velha Aliança, composta de “sombras”; A Nova Aliança, da realidade. Os cristãos, na sombra da Velha Aliança, esperavam ver a realidade da Nova Aliança:

Mt 13:16-17“Bem-aventurados, porém, os vossos olhos, porque vêem; e os vossos ouvidos, porque ouvem. Pois em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não viram; e ouvir o que ouvis e não ouviram”.

I Pe 1:10-12 “Foi a respeito desta salvação que os profetas indagaram e inquiriram, os quais profetizaram acerca da graça a vós outros destinada, investigando, atentamente, qual a ocasião ou quais as circunstâncias oportunas, indicadas pelo ESPÍRITO de CRISTO, que neles estava, ao dar de antemão testemunho sobre os sofrimentos referentes a CRISTO e sobre as glórias que os seguiriam. A eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para vós outros, ministravam as coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo ESPÍRITO SANTO enviado do céu, vos pregaram o evangelho, coisas essas que anjos anelam perscrutar”.

Conclusão

O viver pela fé é a nossa carreira cristã e é desfrutar daquilo que foi consumado por nosso SENHOR JESUS CRISTO com a convicção de tudo aquilo que nos aguarda em CRISTO JESUS na glória vindoura. Precisamos ter uma visão clara do significado da vida da Igreja, da riqueza de expressar CRISTO e de cooperarmos com DEUS nesta grande obra de edificação dos filhos de Deus. Que DEUS em CRISTO JESUS nosso SENHOR, nos ajude a entender e por em prática esta maravilhosa Palavra.

                                Por Valdely Cardoso Brito

 

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE