Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

Pesquisa analisou participantes entre 20 e 30 anos e dados de mais de 6,5 milhões de pessoas por meio do banco de dados do Serviço Nacional de Seguro de Saúde da Coreia.

O estudo publicado na segunda-feira (8) no European Journal of Preventive Cardiology analisou os dados de saúde de mais de 6,5 milhões de pessoas por meio do banco de dados do Serviço Nacional de Seguro de Saúde da Coreia. As pessoas incluídas no novo estudo tinham idades entre 20 e 39 anos e foram submetidas a exames de saúde entre 2009 e 2012. A saúde dos participantes foi monitorada até dezembro de 2018 para novos ataques cardíacos e derrames.

Cerca de 13% dos participantes tinham algum tipo de transtorno mental – que incluía insôniaansiedadedepressão, transtorno somatoforme, transtorno de estresse pós-traumático, transtorno por uso de substâncias, transtornos alimentarestranstorno bipolaresquizofrenia ou transtorno de personalidade, de acordo com o estudo.

As pessoas com menos de 40 anos com transtorno mental eram 58% mais propensas a ter um ataque cardíaco e 42% mais propensas a ter um derrame do que aquelas sem transtorno, segundo o estudo.

“Sabemos há algum tempo que a saúde mental e a saúde física estão ligadas, mas o que acho surpreendente sobre essas descobertas é que essas ligações foram observáveis ​​em uma idade tão jovem”, disse Katherine Ehrlich, professora associada de comportamento e cérebro ciências da Universidade da Geórgia. Ehrlich não estava envolvido na pesquisa.

“A doença arterial coronariana e os ataques cardíacos são raros antes dos 40 anos, então um estudo tão grande como este é necessário para ver a relação entre a saúde mental e uma ocorrência tão incomum em jovens”, disse ela.

Saúde mental e estilo de vida

Ehrlich disse que gostaria de saber mais sobre a atividade física e as dietas das pessoas envolvidas para entender melhor se esses fatores influenciam a relação entre problemas de saúde mental e ataques cardíacos e derrames.

“Por exemplo, se você está cronicamente deprimido, pode ter dificuldade para manter uma dieta saudável e fazer atividade física adequada, o que pode, por sua vez, aumentar o risco de eventos cardíacos ao longo do tempo”, disse ela.

Mas o aumento do risco não pode ser atribuído apenas às diferenças de estilo de vida, pois os autores controlaram fatores como idade, sexo, pressão alta, diabetes, colesterol alto, síndrome metabólica, doença renal crônica, tabagismo, álcool, atividade física e renda, o estudo disse.

Isso não significa que o estilo de vida deva ser ignorado, no entanto, disse o autor do estudo, Eue-Keun Choi, professor de medicina interna na Faculdade de Medicina da Universidade Nacional de Seul, na Coreia do Sul.

“Embora os comportamentos de estilo de vida não expliquem o excesso de risco cardiovascular, isso não significa que hábitos mais saudáveis ​​não melhorem o prognóstico”, disse Choi em um comunicado. “A modificação do estilo de vida deve, portanto, ser recomendada para jovens adultos com transtornos mentais para melhorar a saúde do coração.”

Alterações e verificações

Uma em cada oito pessoas entre 20 e 39 anos estudadas tinha algum tipo de doença mental, o que significa que um número substancial de pessoas pode estar predisposto a ataques cardíacos e derrames, disse o autor do estudo, Chan Soon Park, pesquisador do Hospital da Universidade Nacional de Seul, na Coreia do Sul, em comunicado.

Isso pode apontar para uma maior necessidade de gerenciamento de condições psicológicas e monitoramento da saúde cardíaca naqueles em risco, acrescentou Park.

“Se pudermos reduzir o número de pessoas que vivem com doenças mentais crônicas, poderemos encontrar benefícios secundários nos próximos anos em relação ao número de pessoas com problemas cardíacos”, disse Ehrlich.

É importante notar que os resultados não mostram que a doença mental causa ataques cardíacos ou derrames, acrescentou ela. Mas a pesquisa indica um fator de risco a ser observado.

Pode haver benefício em medidas preventivas para minimizar os riscos, disse Ehrlich, que pode incluir a manutenção de uma dieta saudável e a incorporação de atividade física.

Choi recomenda que as pessoas com problemas de saúde mental também façam exames regulares.

Essas descobertas também podem enfatizar a importância de abordar a solidão, acrescentou ela.

“Muitos indivíduos com doenças mentais sofrem de isolamento social e solidão, e há anos os pesquisadores alertam que a solidão é prejudicial à saúde física”, disse Ehrlich.

“Os esforços para melhorar a conexão social entre os jovens podem ser críticos para lidar com as taxas crescentes de condições cardiometabólicas na idade adulta”, acrescentou ela.

Fonte: CNN BRASIL

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE