Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais,
porquanto Deus para si o tomou. Gn 5:24

A Bíblia informa que Enoque começou a andar com Deus, depois que gerou a Matusalém aos 65 anos (Gn 5:22). Então, após ter sido pai, é que nele despertou o sentimento do que Deus é o Pai da humanidade. O capítulo 5 de Gênesis apresenta uma lista de vários patriarcas. Começa com Adão, depois Sete, Enos, Quenã, Maalaléu, Jarede, e chega ao sétimo deles que é Enoque, que excedeu a todos os anteriores em procedimento virtuoso. E a Bíblia afirma que ele alcançou testemunho que agradara a Deus.

A pergunta é: o que foi que Ele descobriu para relacionar-se tão intimamente com Deus? Nós precisamos saber para imitá-lo. A Palavra não diz que Enoque vivia com Deus, mas que andava com Deus. Andar com Deus é Tê-LO diante de nós e à nossa frente; é conhecer Seus desejos, e não andar na frente d’Ele. Andar junto requer afeição e amor. Podemos supor que Adão tenha falado com Enoque sobre suas lembranças do Paraíso! É significativo que Enoque tenha sido chamado o “sétimo depois de Adão”, pois esse é o número perfeito da divindade. Daí porque Deus o levou para Si, significa que ele não morreu como os demais homens.

Leiamos Gn 5:18-24:

“18  E viveu Jarede cento e sessenta e dois anos, e gerou a Enoque. 19  E viveu Jarede, depois que gerou a Enoque, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas. 20  E foram todos os dias de Jarede novecentos e sessenta e dois anos, e morreu. 21 E viveu Enoque sessenta e cinco anos, e gerou a Matusalém. 22  E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas. 23  E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos. 24  E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou”.

Andar junto requer acordo e entendimento, pois como diz Amós 3:3: “Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?”. Portanto, andar junto exige afeição e amor. Judas “14 Para estes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor com os seus milhares santos; 15 Para executar juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele. 16 Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse”.

Veja que o texto de Judas informa que Enoque profetizou coisas importantes e íntimas de Deus, somente revelada a amigos íntimos. E o texto deixa claro que Enoque era profeta, isto é, aquele que recebe uma informação de Deus antes de todo mundo, e também mostra que profetizara da segunda vinda de Cristo, e se o fez, foi porque certamente conheceu a primeira! Hebreus 11:5: “Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus”. Enoque profetizou sobre a vinda do SENHOR, com milhares de seus santos, para fazer juízo contra todos os ímpios por todas as palavras duras que eles disseram contra o Senhor Jesus.  É possível viver e caminhar com Deus em meio a tamanha decadência moral nos dias de hoje? O testemunho de Enoque mostra que é totalmente possível. Enoque também viveu em meio à sociedade corrompida, mas provou que é possível ter vida com Deus em qualquer circunstância.

O homem foi feito do barro e a natureza de Deus é espírito, e a vocação do homem é revelar através da sua humanidade a glória de Deus. Aqui está a felicidade mais profunda que é viver para agradar a Deus. A palavra hebraica traduzida por andar significa “caminhar habitualmente”. Enoque teve relacionamento íntimo com Deus todos os dias, por 300 anos (3 séculos), ele tinha um profundo respeito e reconhecimento da majestade de Deus a ponto de ser arrebatado e permanecer para sempre na presença de Deus. Isso mostra que a glória de Deus se revela em vasos de barro, ou seja, a natureza humana de Enoque não era impedimento para andar com Deus. A felicidade mais profunda se consegue andando com Deus para agradar-Lhe. Assim, a vida humana que agrada a Deus adquire dimensão transcendental, vale dizer, a vida de Enoque não era mais dele e sim de Deus.

Enoque nos mostra que a oração traz crescimento espiritual e maturidade contínua e progressiva na fé. A vida pode parecer difícil, mas Deus é bom e misericordioso. Pode parecer imprevisível, mas Deus é soberano, pode parecer injusta, mas Deus é justo e amoroso. Pode parecer temporária, mas Deus é eterno.

Daí porque precisamos contar a Deus tudo o que está em nosso coração: as dificuldades que enfrentamos no dia a dia, para que Ele nos conforte; falar sobre as ambições para que Ele nos purifique; mencionar os fatos que Lhe desagrada para que Ele nos ajude a vencê-los; expor as tentações para que Ele nos proteja e nos livre. É preciso, pois, abrir o coração para Deus rogando que Ele nos cure de todo sentimento contrário à vida afim de que possamos manter o propósito correto que faz toda a diferença! A oração coloca a vida humana na perspectiva certa porque a oração é um ato de amor e comunhão com Deus, é o momento certo em que o Espírito Santo nos ajuda a vencer todas as tribulações desta vida terrena.

Por Valdely Cardoso Brito

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE