Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

Gerizim: Uma montanha com aproximadamente 940 m de altura, na Palestina Central, ao sul do vale onde se localizava a cidade de Siquém, chamada também de Siquém, chamada também de monte das bênçãos, porque Moisés disse que as bênçãos deveriam ser pronunciadas do Monte Gerizim (Dt 11:29).

Os samaritanos construíram um templo no topo do monte Gerizim, provavelmente durante o séc. IV. João Hircano foi quem o destruiu em 128 a.C. No entanto, os samaritanos ainda adoravam no monte Gerizim durante a época de Jesus (Jo 4:20 ss.) e continuam a fazê-lo até hoje. A sinagoga samaritana estaria localizada em Nablus, ao pé do monte Gerizim.

Diz o texto bíblico Dt 28:1-14:

1  E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.

2  E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus;

3  Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo.

4  Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais; e as crias das tuas vacas e das tuas velhas.

5  Bendito o teu cesto e a tua amassadeira.

6  Bendito serás ao entrares, e bendito serás ao saíres.

7  O SENHOR entregará feridos diante de ti, os teus inimigos, que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença.

8  O SENHOR mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros, e em tudo o que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o SENHOR teu Deus.

9  O SENHOR te confirmará para si como povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do SENHOR teu Deus, e andares nos seus caminhos.

10  E todos os povos da terra verão que é invocado sobre ti o nome do SENHOR, e terão temor de ti.

11  E o SENHOR te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto do teu solo, sobre a terra que o SENHOR jurou a teus pais te dar.

12  O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado.

13  E o SENHOR te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.

14  E não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, andando após outros deuses, para os servires.

Não poderia ser mais simples, objetiva e clara a Palavra de Deus. Mas é preciso começar o dia sem medo e sem colocar na mente pensamentos de maldição em face da realidade em que vivemos nos dias de hoje. É preciso pensar, será que em face da realidade do mundo atual, não vamos nos sentir apavorados por meio das notícias terríveis que todos os dias os jornais mostram? Pensar assim certamente atrairá insegurança e medo de assalto e morte.

Precisamos repensar as circunstâncias e não colocar na cabeça pensamentos que trazem preocupação demasiada, a fim de evitarmos o terror do fracasso. Se pensarmos nos fatos negativos do dia a dia, o medo nos afetará diretamente. Então, por que não pensar com prudência e sempre esperando no cumprimento das promessas feitas na Palavra de Deus para nossa vida? Veja o verso 13, medite nele e obedeça, porque a Palavra sempre será cumprida e nunca volta vazia para os cristãos que a praticam de maneira plena e eficaz.

Vivendo em Cristo não há fracasso. Ele provou que debaixo da Sua graça há proteção para enfrentarmos o dia a dia sem temer as adversidades que aparecem, mas sim aproveitá-las para levar aos perdidos e apavorados, a verdadeira paz que só o Espírito Santo pode nos dar.

Veja o que diz a Palavra de Deus: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação, a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?” (Salmo 27:1).

 Aí, é só orar: “Senhor, ajuda-me a combater meus medos e inseguranças, para que sua paz transpareça em meu viver. Confio em Ti e não me desesperarei. Em Cristo, amém. ”

“Graças te damos, Pai, por teres aberto a comunicação rompida pelo pecado, e porque Cristo Jesus nos falou, nos tocou e nos redimiu. Faça com que possamos cada vez mais nos comunicar melhor e assim vivermos como família. No Nome de Jesus. Amém.”

 

Por Valdely Cardoso Brito

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE