Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

Conhecido como 2020 DB5, o asteroide que é maior que o Pão de Açúcar ficará a uma distância relativamente próxima à Terra.

A Nasa anunciou que um asteroide vai se aproximar da Terra nesta quarta-feira (14), conhecido como 2020 DB5, considerado como “potencialmente perigoso”, ficará a cerca de 4,3 milhões de km do nosso planeta, o que equivale a 11 vezes a distância em relação à Lua. O meteorito mede 488 metros de diâmetro, equivalente ao tamanho do muro das Lamentações, em Jerusalém, Israel, e maior que o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, que tem 391 metros.

O asteroide, considerado o maior dos cinco meteoritos que estão sendo rastreados pelo Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa em Pasadena, na Califórnia, deverá viajar a uma velocidade de aproximadamente 34.272 km por hora, passando perto da Terra por volta das 23h05 (horário de Brasília).

Apesar de não apresentar riscos de colidir com a Terra, o 2020 DB5 é visto como intimidador pelo seu tamanho, tendo em vista que, segundo os critérios do Instituto de Tecnologia da Califórnia, qualquer objeto maior que 150 metros que possa se aproximar do nosso planeta é considerado como “potencialmente perigoso”.

Entretanto, essa não é a primeira vez que o 2020 DB5 passa pela Terra. De acordo com o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra da Nasa, o asteroide já se aproximou do planeta seis vezes, sendo a última em 1995, e a próxima está prevista para 2048.

Ainda nesta semana, a Nasa havia alertado que na madrugada de terça-feira (13), o asteroide 1994 XD também teria uma passagem próxima da Terra, estando a uma distância inferior a 4,6 milhões de milhas.

Fonte: CNN BRASIL

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE