Skip to content

Até quando posso tirar o título de eleitor para votar em 2024?

Voto é obrigatório para todo cidadão alfabetizado, com idade entre 18 e 70 anos.

Os eleitores brasileiros têm até o dia 8 de maio para tirar a primeira via do seu título de eleitor ou regularizar sua situação eleitoral.

É possível tirar o título de forma completamente online através do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou pelo aplicativo e-Título.

O eleitor que não tiver realizado a coleta biométrica ainda estará apto para votar nas eleições municipais deste ano, o que torna o processo ainda mais simples.

Quem precisa tirar o título?

O voto é obrigatório para todo cidadão alfabetizado com idade entre 18 e 70 anos. Além disso, pessoas entre 16 e 17 anos que queiram votar também podem emitir seu título.

Aqueles que possuem 15 anos, mas completarão 16 anos até a data da eleição também estão aptos a tirar o documento.

Como faço para tirar a segunda via do meu título?

Quem perdeu ou extraviou seu título de eleitor pode emitir uma nova via de forma completamente online, através do portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para isso o eleitor deve clicar na aba “Serviços Eleitorais” e, logo depois, em “Autoatendimento Eleitoral”.

Ao entrar neste portal, basta clicar em “Imprimir Título Eleitoral”, depois preencher os seus documentos, clicar em “entrar” e o eleitor já terá acesso a sua nova via do título de eleitor.

Esse mesmo processo também pode ser realizado pelo aplicativo do e-Título.

Vale ressaltar que cada título possui um QR Code, que é o que valida o documento.

Transferência do local de votação

Caso o eleitor tenha mudado de cidade ou bairro e queira transferir o seu local de votação é preciso cumprir alguns requisitos:

Residir no mínimo há três meses no novo município 

Não tenha retirado a primeira via, ou feito a transferência do título nos últimos 12 meses.

Se estiver tudo certo com esses requisitos, o cidadão pode realizar de forma online o pedido de transferência até o dia 8 de maio.

Para isso deve acessar a aba de “Serviços eleitorais”, no site do Tribunal Superior Eleitoral, seguir para “Autoatendimento eleitoral”, “Título eleitoral” e clicar em “Atualize ou corrija seu título eleitoral”.

Em seguida o sistema possivelmente solicitará o envio de alguns documentos. Após anexados, poderá consultar seus dados atualizados também no aplicativo do e-Título, ou nos sites do TSE e TRE.

Fonte: CNN BRASIL