Skip to content

Biografia do Fundador e Presidente da Comunidade Cristã Paz e Vida, Pastor Juanribe Pagliarin

Juanribe Pagliarin é um conferencista, publicitário,  advogado, teólogo, escritor e pastor pentecostal brasileiro. É o fundador e presidente vitalício da Comunidade Cristã Paz e Vida.

É idealizador e implantador da Rádio Feliz FM e da TV Feliz, criador do projeto Pregadores do Telhado e da Primeira Escola Superior de Teologia do Brasil a oferecer cursos totalmente gratuitos para toda a população.

É autor de vários livros que abordam a vida de JESUS e a temática cristã, distribuídos gratuitamente em todo o Brasil, África e Europa. Nos E.U.A. foi agraciado com o título de Doctor of Christian Ministery pela Cela International University, Flórida. Suas famosas Ilustrações do Reino de Deus e as Mensagens de Paz e Vida tornaram-se fenômenos de audiência no rádio e da TV e cativam pessoas de todas as idades, fazendo-as refletir a respeito dos mais diversos temas. Seus podcasts, nas mais variadas plataformas, são acessados em centenas de países em todo o mundo, de A a Z, inclusive nos países da cortina de ferro.

Juanribe Pagliarin nasceu em Piracicaba, Estado de São Paulo, no dia 14 de julho de 1955, filho de Ulysses Pagliarin e de Elza Ricce Pagliarin. É casado com Deise Ferraz Pagliarin e pai de três filhos: Giancarlo, Bianca e Geórgia, e seis netos: Gabriel, Gianpaolo, João Mateus, Georgia Paola, Giovana e Bella Paola.

Com 5 anos foi com a família morar em São Caetano do Sul. Quando tinha 14 anos passou a trabalhar na General Motors Brasil, cursando Contabilidade. Mas seu sonho era se dedicar às artes e aos 20 anos deixou a GM para tentar a vida como publicitário, na área de criação. Seu recomeço foi penoso, o que o deixou muito perturbado. No dia 17/05/1976 teve uma experiência sobrenatural em seu quarto, no meio da madrugada, que transformou a sua vida e ele se converteu ao cristianismo, mas não quis frequentar qualquer Igreja. Foi seu tio, Pastor Jayme Pagliarin – considerado o maior evangelista do século 20 – que o despertou para congregar na Igreja do Evangelho Quadrangular. Lá foi consagrado a evangelista e pastor, ajudando o seu tio Jayme e, ao mesmo tempo, dirigindo sua própria agência de propaganda nas Perdizes.

Em 1981 – já considerado um dos dez mais do marketing direto no Brasil – sentiu-se extenuado com a dupla jornada de publicitário e pastor, o que lhe tirou totalmente a saúde. Até que um de seus clientes – um rico empresário judeu -, admirador de seu trabalho, ofereceu-lhe uma grande oportunidade para trabalhar em Manaus, ganhando em dólar, e ainda mantendo a conta da sua empresa na sua agência de propaganda. Fraco, magro e quase sem saúde, Juanribe decidiu deixar o trabalho como pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular e dedicar-se exclusivamente à publicidade.  Seus próximos anos em Manaus são de prosperidade e mordomias. Porém, seu coração sentia-se infeliz e suspirava pelo Altar. Ele acordava quase todas as noites sonhando que estava pregando. Mas não queria mais ser pastor.

Um determinado dia, o pastor dirigente da Igreja do Evangelho Quadrangular de Manaus encontra, por acaso, com Juanribe e o convida para pregar na sua igreja, recebendo várias negativas. Depois de muita insistência, Juanribe aceita o convite e prega para um pequeno público de dez pessoas. Todos foram batizados com o Espírito Santo e com o fogo e um homem de muletas foi curado. Na semana seguinte, de volta àquela reunião, uma multidão o aguardava.

Juanribe agora passa a perguntar para Deus: “o que o Senhor quer de mim?”.

Foi naquela mesma semana que, estando debruçado sobre a sua prancheta de arte, que lhe veio o nome “Paz e Vida”, que ele anota na sua prancheta. Pensou que, talvez, fosse o nome de algum ministério itinerante, mas em seguida, lhe veio a frase “Comunidade Cristã”. Ele juntou as duas inspirações e surgiu o nome “Comunidade Cristã Paz e Vida”. Percebeu na hora, que era Deus lhe mostrando o que queria dele: a abertura de uma nova denominação no Brasil.

Entusiasmado, Juanribe comunicou o seu contratante, um rico judeu, que estava se desligando da empresa e voltando para São Paulo. De posse do nome, recebeu também o versículo-chave daquele novo ministério: Mateus 23:37, onde se lê que, na última semana de vida, Jesus chorou sobre Jerusalém e disse:

“Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!” (Mt 23:37).

O logo da Paz e Vida foi desenhado por Juanribe Pagliarin e teve como inspiração as palavras do Senhor Jesus: a Paz e Vida simboliza essa galinha amorosa e zelosa que quer cuidar dos novos convertidos, aqueles que retomam para Casa do Pai e os que precisam de renovo, debaixo de suas asas e os ajudar a ficarem cada vez mais próximos do Pai.

Em 1983, usando seus próprios recursos financeiros, Juanribe inaugura a primeira igreja da Comunidade Cristã Paz e Vida, no Centro de São Paulo, na conhecida Avenida Rio Branco, 511. Seu começo foi árduo, o que lhe obrigou a trabalhar de dia na sua agência e ser pastor à noite, pois era a sua agência que sustentava a Igreja. Juanribe sempre dizia para Deus: “O dia que a Paz e Vida puder me sustentar, mesmo que seja modestamente, eu largo a publicidade e me dedico só para a Igreja”. Por mais de uma década a Paz e Vida ficou estagnada, sem crescimento algum. Até que, em 1994, tomou a decisão de largar sua agência e os compromissos publicitários para se dedicar exclusivamente à Igreja. Foi a partir daí que começou a dissipar todo o patrimônio que tinha e o que havia ganho nos anos de publicidade, fracassando em todas as suas tentativas publicitárias, a ponto de não ter mais casa para morar. Quando faliu completamente, teve um sonho onde Jesus lhe apareceu e lhe deu um “tesouro vivo”, dizendo:

“Tudo isso é teu, porque não me negaste nem a tua casa da zona leste”.

No dia seguinte, ao levantar, viu que era só sonho, pois continuava falido como pastor. Porém, foi a partir daquela madrugada e daquele dia que coisas extraordinárias começaram a acontecer e, mesmo sem dinheiro, consegue o seu primeiro programa de rádio na Morada do Sol, no dia 02/06/1994, e mesmo sem experiência alguma ou qualquer estratégia publicitária, a pequena e vazia igreja na Av. Rio Branco, 511 torna-se febre em São Paulo e Juanribe passa a fazer reuniões todas as noites. A quantidade de pessoas se multiplica tanto, que ele começa a fazer reuniões de dia também. Após seis meses de sucesso, Juanribe consegue convencer o seu irmão Hideraldo a deixar o seu trabalho secular e se dedicar exclusivamente à Igreja, garantindo-lhe sustento.

A Paz e Vida continua a sua rota de crescimento acelerado e, em 1996, Juanribe Pagliarin consegue convencer seus dois outros irmãos, Misael e Rodney, a saírem da Assembleia de Deus e de seus empregos seculares, pagando-lhes salário acima do que ganhavam na Aços Vilares e Mercedes Bens do Brasil.

 

Anos depois, seus três irmãos, tendo aprendido tudo com Juanribe Pagliarin, resolvem seguir caminhos próprios e independentes. A tristeza sentida por Juanribe Pagliarin, por se sentir sozinho, foi compensada por Deus com um crescimento extraordinário e hoje a Comunidade Cristã Paz e Vida tem Igrejas e representantes em todo o Brasil e Portugal, além de uma vasta rede de rádios e TVs, e milhares de colaboradores e Pastores que dirige.

Suas mensagens e livros agora contam com versões em inglês e francês. Seus podcasts, nas mais variadas plataformas, são acessados em centenas de países em todo o mundo, de A a Z, inclusive nos países da cortina de ferro, como China e Coreia do Norte, além de países muçulmanos.

Ilustrações e Mensagens

O Pastor Juanribe começou a investir em programas de rádio e através das suas icônicas Ilustrações do Reino de Deus, onde conta histórias reais e fictícias, com o fundo moral e com grandes lições de vida, ele passa a ser conhecido nacionalmente. Hoje ele conta com o maior acervo de Ilustrações e Mensagens em língua portuguesa, ambas distribuídas gratuitamente pelo Ministério Pregadores do Telhado.

Suas Ilustrações e Mensagens estão disponíveis gratuitamente nas plataformas do Youtube e de podcasts, onde milhares de pessoas no Brasil e no mundo acessam seus conteúdos.

Jornada Mundial da Juventude em 2013

Em 2013 o nome do pastor Juanribe volta à mídia mais uma vez, quando escreveu uma carta aberta ao Papa Francisco, relatando sobre sua desaprovação do uso de verbas públicas para a realização da Jornada Mundial da Juventude de 2013.

Livros

O Céu pode ajudar (1987)

Libertando-se da Doutrina dos Homens (1998)

O Evangelho Reunido (2005)[

Jesus, A Vida Completa (2006)

Quando Não dá Mais (2014)

Parakletos (2018)

Tudo Pelo Sangue (2023)