Skip to content

Brasil tem alerta de calor sufocante e tempestade nesta sexta-feira: veja previsão

Rio Grande do Sul está em alerta laranja para tempestade e calor intenso de 39ºC, segundo Inmet.

Quinze estados mais o Distrito Federal seguem em alerta laranja para onda de calor sufocante, emitido pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmet). As altas temperaturas devem ser acompanhadas de temporais em ao menos cinco estados. Nove estados estão em alerta amarelo para chuvas intensas.

O estado do Rio Grande do Sul está sob alerta laranja para onda de calor e para perigo de tempestades, nos próximos dias. Na capital Porto Alegre, a tarde desta sexta-feira (15), deve ter muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Em algumas cidades do Centro-Oeste, Sul, Sudeste e Nordeste do país, as temperaturas podem passar de 40°C. Os termômetros devem ficar 5°C acima da média para o período até domingo (17).

Máximas de sexta-feira (15) das capitais em alerta

Brasília (DF): 32°C

São Luís (MA): 34°C

Belo Horizonte (MG): 33°C

Curitiba (PR): 33ºC

Rio de Janeiro (RJ): 36ºC

Porto Velho (RO): 33ºC

São Paulo (SP): 34ºC

Salvador (BA): 32ºC

Vitória (ES): 32ºC

Cuiabá (MT): 39ºC

Goiânia (GO): 36ºC

Campo Grande (MS): 37ºC

Teresina (PI): 36ºC

Porto Alegre (RS): 39ºC

Florianópolis (SC): 30ºC

Palmas (TO): 35ºC

(Dados do Inmet das 16h)

Chegada de frente fria

A previsão é de que, no domingo, aconteça um pico do calor durante a tarde na maioria das regiões. A chegada de uma frente fria com a influência do vento quente e úmido de noroeste deve causar temporais na região Sul do Brasil.

De acordo com o Inmet, na segunda-feira (18), a semana começa com as temperaturas mais amenas, com aumento da umidade e a virada dos ventos de sul a sudeste.

*(sob supervisão de Felipe Andrade)

Fonte: CNN BRASIL