Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

Pesquisa analisou outros sete estudos que compararam o impacto de sentar, ficar em pé e caminhar nos níveis de insulina e de glicose no corpo.

Um estudo publicado na revista “Sports Medicine” revelou que caminhar de dois a cinco minutos após as refeições pode diminuir o nível de açúcar no sangue.

Além disso, ficar em pé após comer também pode ajudar, “mas não tanto quanto colocar um pé na frente do outro”, afirmou um dos autores da pesquisa, Aidan Buffey, do departamento de educação física e ciências do esporte da Universidade de Limerick, na Irlanda.

“Pausas intermitentes em pé ao longo do dia e após as refeições reduziram a glicose em média 9,51% em comparação a ficar sentado por muito tempo. No entanto, caminhar intermitentemente em baixa intensidade ao longo do dia produziu maior redução de glicose, em uma média de 17,01%”, disse Buffey à CNN.

“Isso sugere que interromper a sessão prolongada com pausas em pé e caminhadas leves ao longo do dia é benéfico para os níveis de glicose”, acrescentou.

Caminhada curta já é suficiente

A pesquisa, publicada em fevereiro de 2022, analisou sete outros estudos que compararam o impacto de sentar, ficar em pé e caminhar nos níveis de insulina e de açúcar no sangue do corpo.

As pessoas que participaram dos estudos tiveram que ficar em pé ou caminhar por dois a cinco minutos a cada 20 a 30 minutos ao longo de um dia inteiro.

“Entre os sete estudos revisados, o tempo total de atividade durante a observação foi de aproximadamente 28 minutos, com pausas para ficar em pé e para caminhar levemente variando de 2 a 5 minutos”, disse Buffey.

Foi observado que ficar em pé é melhor se sentar quando o assunto são os níveis de açúcar no sangue. No entanto, isso não ajuda a reduzir a insulina na corrente sanguínea.

Por outro lado, uma curta caminhada após as refeições faz com que o açúcar no sangue suba e desça de forma mais gradual, além de deixar os níveis de insulina mais estáveis ​​do que ficar em pé ou sentado.

Impedir o aumento dos níveis de açúcar no sangue é bom para o corpo, uma vez que grandes picos e quedas rápidas podem aumentar o risco de diabetes e doenças cardíacas, segundo especialistas.

Estudos demonstraram que os níveis de açúcar no sangue aumentam entre 60 e 90 minutos após as refeições, por isso é melhor se movimentar logo após terminar de comer.

Benefícios do movimento

Os músculos precisam de glicose para funcionar, por isso o movimento ajuda a diminuir o açúcar da corrente sanguínea — é por isso que muitos atletas dependem de carboidrato antes de iniciar uma maratona ou corrida, por exemplo.

Para ir além de apenas controlar os níveis de glicose do corpo, uma opção é intensificar seus treinos e seguir os padrões mínimos de atividade física dos Estados Unidos: 150 minutos de atividade física de intensidade moderada e dois dias de atividade de fortalecimento muscular por semana.

“Pessoas que praticam atividade física durante cerca de 150 minutos por semana têm um risco 33% menor de mortalidade por todas as causas do que aquelas que são fisicamente inativas”, observam os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

Traduzindo, isso significa que se você se levantar e se mover apenas 21,43 minutos todos os dias da semana, reduzirá em um terço o risco de morte por qualquer causa.

Fonte: CNN BRASIL

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE