Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

Líder chinês se reunirá com presidente russo em Moscou na semana que vem. Segundo serviços de inteligência, países têm ensaiado uma parceria militar que preocupa o Ocidente.

O governo chinês anunciou nesta sexta-feira (17) que o presidente da ChinaXi Jinping, irá à Rússia na semana que vem para se reunir com o líder do país, Vladimir Putin.

Xi e Putin, que segundo o serviço de inteligência do Reino Unido têm ensaiado uma parceria militar, debaterão a “cooperação estratégica” entre os dois países, segundo informou o Kremlin, que também confirmou o encontro.

“A convite do presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin, o presidente Xi Jinping fará uma visita de Estado à Rússia de 20 a 22 de março”, informou o ministério das Relações Exteriores da China em um comunicado.

Esta será a primeira vez que Xi visita a Rússia desde o início da guerra na Ucrânia – a última vez havia sido em 2019. Já Putin compareceu no ano passado à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim. Os dois chefes de Estado também se encontraram em uma reunião regional de segurança em setembro do ano passado no Uzbequistão.

Uma recente aproximação entre os dois países têm preocupado o Ocidente, que teme uma parceria militar para fornecimento de armas da China ao Exército russo.

Segundo especialistas de institutos de estudos da guerra, ao longo deste ano a China deve ganhar protagonismo e ter participação, mesmo que indireta, do lado russo na Ucrânia.

Pequim nega e propôs intermediar as negociações de paz entre Rússia e Ucrânia, o que o Kremlin diz ver com bons olhos. Kiev já afirmou que não dialogará com Moscou enquanto Putin for presidente.

Fonte: G1

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE