Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

Velocidade do vento da tempestade registrou 218km/h em um período de 10 minutos.

O ciclone Ilsa atingiu um trecho remoto da costa oeste da Austrália, na quinta-feira (13) com ventos que quebraram recordes anteriores estabelecidos há mais de 10 anos no mesmo local.

O fenômeno atingiu a costa entre De Gray e Pardoo Roadhouse como uma tempestade de categoria 5, de acordo com o Australian Bureau of Meteorology – o equivalente a um furacão de categoria 4 no Atlântico.

Desde então, o ciclone enfraqueceu e está se movendo para sudeste, trazendo fortes chuvas e ventos sustentados de 120 quilômetros por hora.

Pouco antes de atingir o continente, o Ilsa sobrevoou a Ilha Bedout, uma pequena região desabitada, onde a velocidade do vento atingiu 218 km/h em um período de 10 minutos.

“O ciclone George era o recordista anterior com 194 km/h em 2007 no mesmo local!” o BOM twittou.

Durante a noite, as rajadas de vento na ilha, que é um local de reprodução de aves marinhas, chegaram a 288 km/h.

Ainda não está claro quais danos o ciclone infligiu na Austrália Ocidental, embora os ventos tenham o potencial de causar danos significativos a árvores, edifícios, linhas de energia e outras infraestruturas.

As autoridades planejavam avaliar os danos do ar quando fosse seguro o suficiente para sobrevoar a área com helicópteros.

O ciclone parece não ter atingido os principais centros populacionais, incluindo a cidade de Port Hedland, um importante centro para a indústria de mineração e lar de cerca de 16 mil pessoas, a maioria trabalhadores mineiros.

A principal comunidade aborígine na área também está relativamente ilesa, de acordo com os primeiros relatórios.

“Certamente haverá danos ao longo das áreas costeiras onde ocorreu a travessia, mas em grande parte, as áreas povoadas escaparam do impacto quando cruzou a costa”, disse Peter Sutton, do Departamento de Bombeiros e Serviços de Emergência da Austrália Ocidental.

No início desta sexta-feira (14), surgiram relatos de “grandes danos” em Pardoo Roadhouse, um destino popular para viajantes na rodovia ao longo da costa.

As autoridades alertaram os moradores para amarrar qualquer coisa que pudesse voar com ventos fortes – caravanas, trampolins, trailers e quaisquer objetos soltos.

“Ventos desta força são extremamente perigosos. Eles não apenas podem derrubar árvores, linhas de energia e danificar telhados e casas, mas também podem levantar grandes objetos soltos do seu quintal – barcos, trailers ou caravanas – e erguê-los no ar”, alertou a meteorologista sênior da BOM, Miriam Bradbury.

À medida que a tempestade se aproximava na quinta-feira, as áreas costeiras foram colocadas sob alerta vermelho, o que significa que as pessoas precisavam ficar no local e se abrigar dentro dos prédios, bem longe de janelas e portas.

Centros de evacuação foram abertos para pessoas trazidas de comunidades remotas sob risco de serem atingidas pelos ventos e isoladas por escombros e inundações.

Espera-se que o ciclone Ilsa despeje fortes chuvas na região – de 200 a 300 milímetros, de acordo com o BOM – e vastas áreas do estado estão sob vigilância de inundações.

“As inundações ribeirinhas podem impactar significativamente as estradas e vias de acesso, com muitos caminhos se tornando lamacentos ou mesmo inacessíveis nos próximos dias”, disse Bradbury na quinta-feira.

A tempestade mais forte que já atingiu qualquer parte da Austrália foi o ciclone Monica, que chegou em 2006 com ventos sustentados de cerca de 290 km/h, enquanto varria as partes leste e norte da Austrália.

Esse ciclone não atingiu áreas densamente povoadas, mas derrubou árvores e causou graves danos à vegetação, além de uma tempestade de até seis metros de altura.

Fonte: CNN BRASIL

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE