Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

Que descoberta impressionante! Uma cidade que afundou há aproximadamente 3 mil anos ressurgiu nas águas do rio Tigre, no Iraque. Trata-se da cidade de Kemune, datada na época do Império Mittani.

Arqueólogos trabalham com a hipótese de a cidade ter sido submersa há décadas pela construção de uma barragem, o local é conhecido como a “represa mais perigosa do mundo”.

O trabalho de escavação foi realizado por arqueólogos da Universidade de Tubingen, na Alemanha. Hasan A. Quasim comandou os estudos com apoio dos pesquisadores Ivana Puljiz e Peter Pfalzner, ambos arqueólogos alemães.

Escavação

Um palácio se revelou aos olhos dos arqueólogos. Uma enorme fortificação com torres e muralhas e até mesmo um complexo industrial foram encontrados em boa conservação.

Localizado apenas a vinte metros das margens do rio Tigre, o palácio sustenta imensas paredes de tijolos com até sete metros de altura.

O edifício de armazém, segundo os pesquisadores, por ser grande teria uma importância na hora de armazenar mercadorias de toda a região.

A cidade fundada em 1350 aC teria sido destruída em algum momento posterior. É impressionante que a estrutura tenha ficado conservada por tanto tempo, não é mesmo?

É mais um mistério para o grupo de arqueólogos resolver!

Descobertas anteriores

Em 2018, uma vazante no reservatório de Mossul possibilitou outra descoberta magnifica: os restos da cidade de Zakhiku, também pertencente ao Império Mittani.

Sabendo dessa informação, em janeiro de 2022, o Dr. Hasan e os arqueólogos alemães resolveram realizar uma escavação conjunta para resgatar possíveis artefatos históricos.

Unindo esforços, a equipe conseguiu reconstruir grande parte do plano da cidade em tempo recorde, exumando e coletando material antes que a cheia das águas do reservatório inundasse novamente a região.

Momento atual

A descoberta incrível da cidade perdida no rio Tigre ocorre no momento em que a situação do Iraque está bem delicada: há uma seca intensa que assola o país e preocupa as autoridades.

Por mais estranho que pareça foi a busca por soluções neste momento atual que levou ao fabuloso achado histórico.

É que a baixa umidade aliada às dificuldades da própria região gera centenas de mortes de cabeças de gado, ameaçando as colheitas e o abastecimento de água potável, foi aí que se intensificaram os esforços para localizar água de qualidade para a população.

No momento em que autoridades iraquianas retiravam água limpa do reservatório de Mossul, a maior reserva de água doce do país, reduzindo o volume de água de vários afluentes, foi possível avistar a bela e desconhecida cidade de Kemune.

Fonte: Só Noticia Boa

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE