Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

Concurso incentiva o desenvolvimento de tecnologias de última geração para atender às necessidades nutricionais dos exploradores do universo.

No filme de ficção científica de 2015 “Perdido em Marte”, Matt Damon interpreta um astronauta que sobrevive com uma dieta de batatas cultivadas em fezes humanas enquanto abandonado no Planeta Vermelho.

Buscando soluções criativas, um concurso patrocinado pela Nasa incentiva o desenvolvimento de tecnologias de última geração para atender às necessidades alimentares dos astronautas.

Uma empresa de Nova York, nos Estados Unidos, que fabrica combustível de aviação com carbono negativo, leva o cardápio da culinária interplanetária em uma direção muito diferente da vivenciada na ficção científica. A inovação colocou a empresa na final do concurso da Nasa.

A Air Company, do Brooklyn, é pioneira em uma forma de reciclar o dióxido de carbono exalado pelos astronautas em voo para desenvolver nutrientes à base de fermento para shakes de proteína projetados para nutrir tripulações em missões de longa duração no espaço profundo.

“É definitivamente mais nutritivo do que Tang”, afirmou o cofundador da empresa e diretor de tecnologia Stafford Sheehan, referindo-se à bebida em pó popularizada em 1962 por John Glenn, quando ele se tornou o primeiro norte-americano a orbitar a Terra.

Sheehan, que tem doutorado em físico-química pela Universidade de Yale, disse que originalmente desenvolveu sua tecnologia de conversão de carbono como meio de produzir álcool de alta pureza para combustível de aviação, perfume e vodca.

O Deep Space Food Challenge, patrocinado pela Nasa, levou Sheehan a modificar sua invenção como uma forma de produzir proteínas, carboidratos e gorduras comestíveis a partir do mesmo sistema.

A bebida de proteína de célula única resultante do concurso da Nasa tem a consistência de um shake de proteína de soro de leite, disse Sheehan. Sheehan comparou seu sabor com o de seitan, um alimento semelhante ao tofu feito de glúten de trigo originário da culinária do leste asiático e adotado por vegetarianos como substituto da carne.

“E você obtém aquele sabor doce, quase maltado”, declarou Sheehan em uma entrevista.

Fonte: CNN BRASIL

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE