Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

Cientistas descobriram que a fruta pode ajudar a diminuir a resistência à insulina e aumentar o ‘colesterol bom’ no organismo.

Uma pesquisa recente, apresentada no 9º Simpósio da Bienal de Benefícios do Morango para a Saúde (BHBS, na sigla em inglês), demonstrou que comer uma xícara de morangos – em torno de oito – por dia colabora com a saúde do coração e traz benefícios cardiometabólicos para o ser humano.

“O estudo ‘Global Burden of Disease’ mostrou que uma dieta pobre em frutas está entre os três principais fatores de risco para doenças cardiovasculares e diabetes. Para resolver a ‘lacuna de frutas’, precisamos aumentar a quantidade total de frutas consumidas, bem como a diversidade de frutas na dieta. O acúmulo de evidências na saúde cardiometabólica sugere que apenas uma xícara de morangos por dia pode mostrar efeitos benéficos”, diz Britt Burton-Freeman, professora do Instituto de Tecnologia de Illinois, em comunicado.

Outras pesquisas já apontavam os benefícios cardiometabólicos do morango, como diminuição do colesterol total e do “ruim” (lipoproteína de baixa densidade), aumento do relaxamento e elasticidade vascular, diminuição da inflamação, do estresse oxidativo e da resistência à insulina – além de uma redução do açúcar no sangue.

Um estudo com 34 homens e mulheres com hipercolesterolemia moderada, feito no Instituto de Tecnologia de Illinois, também concluiu que a função vascular melhora de forma rápida após a ingestão de morango – cerca de uma hora.

Para complementar esses achados, os cientistas fizeram uma pesquisa randomizada e controlada com 33 adultos obesos, onde eles consumiam, diariamente, duas xícaras e meia de morango. Essa iniciativa diminuiu significamente a resistência dos voluntários à insulina e aumentou o tamanho das partículas de “colesterol bom” (lipoproteína de alta densidade), em comparação com o grupo que não comeu a fruta.

“Nosso estudo apoia a hipótese de que o consumo de morango pode reduzir os riscos cardiometabólicos”, disse o investigador principal, Arpita Basu.

E acrescentou: “Além disso, acreditamos que essa evidência apoia o papel de morangos em uma abordagem de ‘alimento como remédio’ para a prevenção de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares em adultos.”

Por fim, os pesquisadores recordam que oito morangos cumprem o valor diário recomendado de vitamina C e fornecem diversos outros nutrientes e compostos bioativos benéficos à saúde, além de ser uma fruta versátil e saborosa.

Fonte: R7

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE