Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

A escolha dos alimentos deve ser guiada pelos princípios da variedade, moderação e equilíbrio

Equilíbrio é fundamental para vivermos a vida sem muitos sobressaltos, não sendo diferente quando o assunto é dieta alimentar. E pode-se dizer que a alimentação saudável é sinônimo de dieta equilibrada ou balanceada.

Para fugir das dietas da moda e controlar o peso de maneira saudável, você deve considerar três princípios básicos, de acordo com um guia elaborado pelo Ministério da Saúde: variedade, moderação e equilíbrio. Vamos aos pontos!

Variedade
É importante comer diferentes tipos de alimentos pertencentes aos diversos grupos (carboidratos, verduras/legumes, frutas, leite e derivados, carnes/ovos, leguminosas/oleaginosas e açúcares/gorduras). A qualidade nutricional dos alimentos deve ser observada também.

Moderação
Não se deve comer nem mais nem menos do que o organismo precisa; é importante estar atento à quantidade certa de alimentos.

Equilíbrio
Quantidade e qualidade nutricional são importantes; o ideal é consumir alimentos variados, respeitando as quantidades de porções recomendadas em cada grupo de alimentos. Isto é, “comer de tudo um pouco”.

Como você deve ter percebido, dieta adequada não tem nada a ver com restrição. Para facilitar na hora de escolher o que devemos comer diariamente e em quantidade certa, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos criou a Pirâmide dos Alimentos (abaixo). O material foi preparado de acordo com as necessidades energéticas e nutritivas diárias de um indivíduo adulto (de 20 a 70 anos de idade).

Os açúcares e gorduras, que aparecem no topo da pirâmide, devem ser consumidos em menor quantidade. A recomendação é de moderação, segundo o guia do Ministério da Saúde. Para os demais, a posição não se dá por importância, e sim por necessidade e quantidade, de acordo com as porções indicadas.

Fonte: lifestyle.r7

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE