Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

Robô desenvolvido pela empresa OpenAI engana recrutadores e produz redação superior a maioria dos candidatos humanos que disputavam vaga em consultoria de comunicação.

Diversos filmes de ficção cientifica mostram as máquinas alcançando os seres humanos em diversas atividades que antes eram tidas como inalcançáveis pela inteligência artificial (IA) atual.

Pois é, parecem que a capacidade dos robôs com inteligência artificial, máquinas com a capacidade de executar tarefas complexas, estão mais próximas de nós do que imaginávamos.

Uma prova do desenvolvimento cada vez mais acelerado dos robôs aconteceu durante um processo seletivo da Schwa, uma empresa de consultoria de comunicação.

Uma das etapas do processo consistia em escrever um texto em até 300 palavras com o tema “os segredos de uma boa redação”.

Visando testar os recrutadores da empresa, o fundador da firma Neil Taylor pediu para o ChatGPT, um robô especializado em escrever redações e desenvolvido pela empresa de tecnologia OpenAl, produzisse um texto com a temática do processo seletivo.

Como os nomes e currículos dos candidatos foram ocultados durante o processo, os recrutadores não sabiam que havia um robô entre os postulantes a vaga.

Após avaliar todas as redações, uma surpresa: menos de 20% dos inscritos para a vaga tiveram suas redações aprovadas, incluindo o ChatGPT.

Em entrevista à Sky News, Taylor afirmou que a inteligência artificial “foi mais competente do que muitas pessoas que se candidataram”.

O fundador também ressaltou que “como o que temos que fazer é escrever coisas que se destacam e chamam a atenção, achei que era um verdadeiro teste”.

Os segredos de uma boa redação

No texto escrito pelo ChatGPT para o processo seletivo da Schwa, a inteligência artificial afirma que “o segredo para uma boa escrita é simples: conte uma boa história”.

O robô acredita que a essência da escrita está em se conectar com o público através dos textos, contando uma história que seja semelhante ao que pensa os leitores.

“Uma boa escrita é mais do que apenas juntar um monte de palavras. Trata-se de criar uma narrativa que envolva o leitor e o faça querer continuar lendo”, escreveu o ChatGPT.

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT é um modelo de linguagem baseado em informações armazenadas online para criar suas respostas.

O robô foi desenvolvido pela OpenAl, a mesma empresa por trás do DALL-E, que produz imagens de acordo com descrições do usuário.

Depois de se inscrever no ChatGPT, os usuários podem solicitar textos e redações ao sistema de IA de acordo com a temática ou até pedir para o robô resumir conceitos difíceis de forma que um estudante do Ensino Médio possa entender.

Fonte: CNN BRASIL

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE