Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

Apesar de não ser um sintoma típico da doença, pode aparecer em alguns casos mais graves.

A dengue costuma se manifestar por sintomas específicos, porém comuns, como febre alta de início repentino, dor no corpo e articulações, mal-estar, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas no corpo. Por isso, em alguns casos, pode levar a sinais inespecíficos, ou seja, que podem ser confundidos com outras doenças. É o caso da tosse.

De acordo com Silvana Barros, infectologista e chefe do Serviço de Epidemiologia e Controle de Infecção da Rede Mater Dei de Saúde, a tosse não é um sintoma comum da dengue e está mais relacionada, normalmente, a infecções respiratórias, como covid-19, resfriado e gripe. No entanto, ela pode aparecer em alguns casos da doença transmitida pelo Aedes aegypti.

“Na fase de instalação do vírus, durante o período que chamamos de febril, que é em torno da primeira semana de contaminação, a tosse pode aparecer nas formas de evolução da doença para um estágio mais grave, tornando-se, assim, um sinal de alerta”, afirma.

A especialista explica que, em casos mais graves da dengue, principalmente na dengue hemorrágica, ocorre o extravasamento do plasma na corrente sanguínea, causando um choque. “Esse líquido pode acometer o pulmão e, em casos mais sérios, gerar comprometimento cardíaco, insuficiência cardíaca ou até miocardite”, explica.

É nesse momento que a tosse pode aparecer em um quadro de dengue. “Porém, nesses casos, a tosse não é propriamente uma manifestação da dengue, mas sim uma complicação”, enfatiza.

Dengue x outras doenças

Por causar sintomas semelhantes a infecções respiratórias, a dengue pode ser confundida com doenças como gripe e covid-19. Todas podem causar dor no corpo, fadiga, febre e dor de cabeça, no entanto, cada uma delas possui outras manifestações mais específicas.

No caso da gripe e da covid, é comum apresentar sintomas respiratórios, como coriza, rouquidão, vermelhidão e lacrimação nos olhos, e, mais frequentemente do que na dengue, tosse. Já na infecção causada pelo coronavírus, é possível apresentar falta de ar, desconforto respiratório e dificuldade para se alimentar, situação que se caracteriza como SARG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), um quadro mais grave da doença.

Além disso, a dengue também pode levar ao surgimento de manchas vermelhas na pele, principalmente na face, no tronco e nos membros. Esse sintoma pode ser confundido com outras doenças como sarampo e rubéola, mas suas características variam de acordo com o quadro epidemiológico, como o tempo de início dos sintomas, a forma de apresentação e a evolução.

Fonte: CNN BRASIL

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE