Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

Partiu dietinha? Pesquisadores descobriram algo incrível sobre a dieta mediterrânea: ela pode reduzir o risco de demência em 23%! Agora a queridinha das dietas ficou mais especial ainda, né? O cardápio tem como base pescados, grãos, cereais e muitas verduras, legumes e frutas. Nada de processados, como os industrializados.

O estudo, o maior em número de amostragem realizado sobre o assunto, foi realizado por pesquisadores da Universidade de Newcastle, Reino Unido. A pesquisa reuniu  60.298 pessoas acompanhando o desempenho individual por quase 10 anos.

Esses indivíduos foram avaliados com base no quanto a dieta que faziam correspondia às principais características do que é previsto na  mediterrânea clássica. No final, os pesquisadores concluíram que pessoas com esse tipo de dieta, reduziram o risco de demência em quase um quarto!

A pesquisa

Liderada por Oliver Shannon, o estudo acompanhou os indivíduos por quase uma década, ao longo desse período houveram 882 casos de demência.

Oliver e sua equipe também consideraram o risco genético que cada indivíduo participante do estudo tinha para a demência, o chamado risco poligênico, uma medida que leva em conta os diferentes genes que estão relacionados ao risco do paciente desenvolver demência.

“Nosso estudo sugere que comer uma dieta mais mediterrânea pode ser uma estratégia para ajudar as pessoas a reduzir o risco de demência”, afirmou Oliver.

Os autores ainda afirmaram que não houve interação significativa entre o risco poligênico de demência e as associações entre a adesão à dieta. Segundo eles, isso indica que mesmo para os indivíduos que têm risco genético alto, uma alimentação melhor pode sim reduzir a possibilidade de demência.

Para John Mathers, professor de Nutrição Humana em NewCastle, a notícia boa do estudo é a relação da dieta com a diminuição do risco da doença.

“Embora sejam necessárias mais pesquisas nessa área, isso fortalece a mensagem de saúde pública de que todos podemos ajudar a reduzir nosso risco de demência comendo uma dieta mais mediterrânea”, disse o pesquisador.

Além de Oliver Shannon, professor de Nutrição Humana e Envelhecimento de Newcastle, a pesquisa também teve a participação da professora Emma Stevenson, do professor David Llewellyn e pesquisadores do Consórcio NuBrain, financiado pelo Conselho de Pesquisa Médica.

Detalhe

Apesar do resultado magnífico da pesquisa, os pesquisadores alertam para um ponto muito importante. O estudo foi limitado a indivíduos que relataram sua origem étnica como branca, britânica e irlandesa, ou seja, ascendência europeia. Sendo assim, é necessário mais pesquisas em populações diversas para determinar se os benefícios se mantêm.

“O efeito protetor desta dieta contra a demência foi evidente independentemente do risco genético de uma pessoa e, portanto, é provável que seja uma escolha de estilo de vida benéfica para pessoas que procuram fazer escolhas alimentares saudáveis e reduzir o risco de demência”, afirmou Janice Ramsons, pesquisador da Universidade de Exeter.

Dieta Mediterrânea

A dieta se popularizou na década de 1950 e teve como o principal divulgador o médico norte-americano Ancel Keys.

Entre as características da dieta mediterrânea está o consumo de comida fresca e natural, que incluem verduras, legumes, frutas, verduras, cereais, grãos, oleaginosas, frutos do mar e gorduras boas.

Leites, queijos, além de vinho e carne vermelha entram na dieta, mas em pequenas quantidades, ok?

Seguidores da dieta Mediterrânea também priorizam a compra de produtos de produtores locais, sempre respeitando a sazonalidade dos produtos. Passam longe de ultraprocessados e prezam por um consumo mais amigo do meio ambiente, com baixa produção de CO2.

Além de reduzir o risco de demência, a dieta Mediterrânea também previne o câncer, contribui para a proteção de aterosclerose e trombose, além de fornecer vitaminas e nutrientes muito necessários para o bom funcionamento do nosso corpo.

Cardápio

Eu sempre quero te ajudar, você já percebeu, né?

Pega aí um cardápio super completo pra você começar a botar em prática a dieta Mediterrânea e reduzir o risco de diversas doenças!

  • Café da manhã

Opção 1 – Vitamina de leite desnatado com mamão + pão integral com ricota.

Opção 2 – Torradas integrais + ovo + manteiga + castanhas + chá de casca de abacaxi.

  • Almoço

Opção 1 – Peito de frango grelhado + molho de tomate + arroz integral + lentilha.

Opção 2 – Macarrão integral + atum + molho pesto + tomate cereja + espinafre.

  • Lanche da Tarde

Opção 1 –  Iogurte natural + sementes de chia.

Opção 2 –  iogurte natural + 1 pão integral com queijo cottage + morangos.

  • Jantar

Opção 1 – Omelete de espinafre  + berinjela gratinada + 1 laranja.

Opção 2 – Coxa de frango + salada de alface, tomate e repolho roxo + vagem + batata.

Fonte: SoNotíciaBoa

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE