Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

Instituto Nacional de Câncer acende sinal de alerta após queda acentuada.

O Instituto Nacional de Câncer registrou redução de 30% nas bolsas de sangue coletadas em setembro deste ano em comparação ao mesmo período de 2021. O número representa 272 bolsas a menos em relação a setembro do ano passado. Segundo o Inca, a situação é preocupante por causa dos feriados no mês de novembro, período em que geralmente a demanda aumenta. Até o momento, pouco mais de sete mil doações foram feitas ao longo de 2022, mil a menos do que no ano anterior.

O Inca necessita de ao menos 70 doações por dia, de todos os tipos sanguíneos, para manter o estoque suficientemente abastecido.

“Precisamos que as doações de sangue sejam regulares. Os protocolos de tratamento devem ser mantidos e o sangue disponibilizado no exato momento que o paciente precisar. A queda acentuada tem um grande impacto no tratamento dessas pessoas”, reforça a chefe do setor de hemoterapia do Inca, Iara Motta.

O economista Daniel Maldonado já é doador de sangue há 15 anos. Para ele, o ato é uma missão de vida.

“Eu comecei a doar sangue quando tinha 18 anos por influência do meu pai. Desde então eu sempre procurei doar de três em três meses, que é o prazo recomendado. Eu entendo que é muito importante esse tipo de ação. Na maioria das vezes eu doo para pessoas que eu não conheço, poucas vezes eu doei direcionando pra alguma pessoa que estava precisando de transfusão. Já passei por situações de pessoas na minha família que já precisaram, sei como é importante. Além de ser um ato de cuidado, de amor ao próximo, é um ato de voluntariado, de serviço também”, afirmou Daniel.

O assistente financeiro Thiago Alves também tem o hábito de doar. Ele já doou duas vezes em 2022 e planeja fazer a terceira doação do ano na próxima semana.

“O nosso bem é a nossa saúde, então passar pra quem tá precisando é muito legal. E eles (Inca) passam SMS, e-mail, sempre chamando a gente pra ir lá. Quando alguém está usando o seu sangue, eles avisam “seu sangue está sendo aproveitado nesse momento e está salvando uma vida”, é muito legal. Acho que todos deveriam fazer isso. Essa forma é a melhor forma de carinho pra ajudar pessoas que estão precisando e passando por momentos difíceis”, declarou Thiago.

Para doar, é necessário apresentar documento com foto, e os menores de 18 anos devem ter o consentimento formal do responsável. Não é necessário agendamento para doar sangue.

De acordo com as orientações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, pessoas com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 estão aptas a doar sangue 10 dias depois do desaparecimento dos sintomas. Já quem teve contato com casos positivos pode doar após sete dias do último contato, enquanto os assintomáticos com teste positivo podem fazer a doação após 10 dias da realização do teste. Aqueles que fizeram isolamento voluntário ou por determinação médica podem realizar a ação 10 dias após o término do isolamento.

Onde doar

INCA – Serviço de Hemoterapia
Endereço: Praça da Cruz Vermelha 23, 2º andar – Centro – Rio de Janeiro
Contato: 3207-1580 ou 3207-1021
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30; e sábados, das 8h às 12h.

Fonte: CNN BRASIL

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE