Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

Mais do que dietas restritivas, como a low carb, low fat ou a cetogênica, o emagrecimento duradouro parte de basicamente alimentação saudável e prática de exercícios físicos. É considerado emagrecimento sustentável aquele realizado sem mudanças radicais, mas, sim, graduais, que podem ser mantidas no longo prazo. O médico cardiologista Leandro Franco define que a rotina saudável envolve também hidratação adequada e bom sono, além, claro, de bons hábitos alimentares.

Alimentação baseada em comida limpa, comida de verdade, com menos latinhas, saquinhos, pacotinhos e comida industrializada. Como arroz, feijão, carnes variadas, ovos, frutas, verduras e legumes. Não é necessário fazer grandes restrições, como retirar carboidratos e gorduras, apenas limitar as ‘besteiras’, como pizzas, lanches e doces a uma ou duas vezes por semana e trocar o refrigerante com açúcar pelos sem açúcar”, esclarece o especialista.

Leandro explica que o conceito de janela alimentar ajuda a evitar o acúmulo de gorduras. “Na janela alimentar limitamos um período do dia para as refeições como, por exemplo, de 8h às 20h. Se o seu corpo tem rotina, sabe quando acelerar e desacelerar o metabolismo e não entra em modo ‘econômico’ por falta de energia. Isso evita o gargalo de calorias, que é quando você consome muitas calorias de uma vez e seu corpo reserva boa parte delas em forma de gordura, pois não consegue utilizar tudo ao mesmo tempo. Comum em quem passa o dia sem comer direito e come em excesso no jantar”.

A alimentação, porém, não pode caminhar sozinha em busca do emagrecimento. Aliada ao exercício físico, a mudança nos hábitos alimentares se torna ainda mais eficaz, segundo Leandro Franco. “É necessário realizar atividades físicas regularmente, de preferência exercícios de força, como musculação, para mudar a composição corporal através do ganho de massa muscular e sem ter o peso como foco principal”, mas o médico complementa que é importante não desanimar: “Nosso corpo demora a mostrar resultados visíveis dos exercícios, por isso a maioria das pessoas que querem perder peso desanimam nos primeiros dois meses. Por não verem o resultado se frustram e desistem. Mas grande parte delas tem expectativas irreais por falta de conhecimento e por acreditar na ilusão do emagrecimento rápido e do ganho de massa muscular.”

Os exercícios são fundamentais não só para o emagrecimento, mas também para outros ganhos secundários, como melhor postura, autoestima, força, sono e redução de ansiedade. “Tendo expectativas reais, conhecimento sobre como será a evolução do processo e sabendo reconhecer ganhos secundários é muito mais provável que a pessoa mantenha o foco e a constância até que os resultados sejam nítidos. A partir daí ela nunca mais deixará os bons hábitos de lado”, reforça o cardiologista.

Entre os principais benefícios para o organismo, o emagrecimento saudável e gradual exibe uma lista invejável, com a redução de risco de diversas doenças cardiovasculares e ortopédicas. “Corrigindo a obesidade, todas essas doenças e suas complicações, como infarto e derrame, têm seu risco diminuído, diversos tipos de câncer são prevenidos, a saúde mental tende a melhorar, disposição, segurança e confiança nos relacionamentos, na vida social e até no ambiente de trabalho. Os benefícios estão em todas as áreas da vida”, destaca Leandro.

Citação: “Não existem atalhos, fórmulas mágicas e facilidade quando se fala em emagrecimento e ganho de massa. Tudo pode ser utilizado: medicações, suplementos, cirurgia, terapia, exercícios, higiene do sono e hormônios de uso estético. Todos são ferramentas válidas, mas quando se muda o peso sem mudar hábitos, ele volta e é vingativo: você perde 10 kg e voltam 12kg. Foque na pessoa e na constância, não na balança. Mude o portador do peso e ele nunca mais volta.”

Fonte: cartaodevisitanews

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE