Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

Às vezes é necessário dar um tempo do celular; também existe dia dedicado a reduzir o uso do telefone.

Mesmo em nossos relacionamentos mais intensos acontece a necessidade de dar um passo para trás e dizer as palavras: “Preciso de mais espaço”.

Às vezes é dito a um parceiro romântico, às vezes a um amigo, mas em outras o sentimento é direcionado ao nosso celular.

Com tantas de nossas transações e interações diárias acontecendo em nossos telefones, pode parecer que o mundo passará por nós se os desligarmos ou sairmos, mesmo que seja por um minuto.

Uma pesquisa da Gallup, de 2022, revelou que 83% dos adultos dos Estados Unidos dizem que mantêm o smartphone perto deles quase o tempo todo durante as horas de vigília, e 64% admitem verificar o celular assim que acordam pela manhã.

Mas estar constantemente conectado não é sustentável. Pode chegar a hora de dizer chega!

Para a autora e jornalista científica Catherine Price, aquele “estalo” de revelação ocorreu logo após o nascimento de sua filha.

“Tinha momentos em que ficava acordado até tarde da noite. Tinha uma espécie de experiência extracorpórea, provavelmente por causa da privação de sono. E eu a via olhando para mim e então eu estava olhando para o meu telefone, e isso me devastou”, contou.

Então, ela começou a fazer uma das coisas que sabia melhor para lidar com o problema: pesquisar e escrever. O resultado é o livro “How to Break Up With Your Phone: The 30-Day Plan to Take Back Your Life” (Como terminar com seu telefone: o plano de 30 dias para tomar de volta sua vida, em tradução livre).

Quer você chame isso de “terminar com o telefone” ou de desintoxicação digital, não é fácil, mas é possível.

“Normalmente, não uso a palavra desintoxicação digital, porque, para mim, significa que você está tentando fazer uma pausa total na tecnologia por um longo período de tempo, o que não acho realmente realista para a maioria das pessoas”, explica Price.

“A ideia é que, se você terminar com um ser humano, não está dizendo que nunca mais vou namorar outro ser humano. Você só está dizendo que aquele relacionamento não era certo para você”, pontua.

“Espero que tenha um momento de auto-reflexão para avaliar o que foi bom e o que foi ruim e o que você gostaria no novo relacionamento”, destaca.

Se você sente a necessidade dar um tempo do seu telefone, você está em boa companhia. A mesma pesquisa da Gallup descobriu que 58% dos adultos acham que passam muito tempo em seus smartphones; entre as pessoas na faixa etária de 18 a 29 anos, esse número salta para 81%.

Existe até um dia dedicado a reduzir o uso do telefone: do pôr do sol do dia 3 de março até o pôr do sol de 4 de março, foi designado o Dia Global de Desconexão, um período de 24 horas em que telefones e outras telas são guardados e as pessoas são incentivadas a focar na vida real.

Fonte: CNN BRASIL

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE