Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

Medida havia sido anunciada em novembro do ano passado, mas foi barrada pela descoberta da variante Ômicron do coronavírus.

O estado de São Paulo deve anunciar a partir das 12h45 desta quarta-feira (9), em coletiva de imprensa com o governador João Doria (PSDB), o fim do uso obrigatório da máscara de proteção facial contra a Covid-19 ao ar livre. O uso do equipamento foi instituído pelo governo em ambientes fechados e abertos em maio de 2020.

Estudos têm afirmado que a possibilidade de transmissão da doença é menor em ambientes ao ar livre, enquanto é mais alta em locais fechados e sem ventilação, mesmo quando há distanciamento social. Contudo, o fim da obrigação tem dividido especialistas.

Em cerca de dois anos de pandemia, a flexibilização do uso de máscara só começou a ser planejada pelo governo em novembro do ano passado. Com os indicadores da pandemia em baixa e o alto índice de vacinação no estado, o governo chegou a anunciar a flexibilização, mas voltou atrás depois da descoberta da variante Ômicron, muito mais transmissível.

A cautela provou-se necessária depois que a variante varreu o país e o estado a partir do final do ano passado e fez a média móvel de casos atingir os piores indicadores de toda a pandemia no começo de 2022. Com 82,7% da população imunizada com as duas doses, a cepa não teve o mesmo impacto avassalador no número de mortes e internações.

Depois de atingir o pico da onda da Ômicron no início de fevereiro, o estado apresenta atualmente queda de 62% nas internações em enfermarias e de 52% nas internações em UTIs (unidades de terapia intensiva), segundo o governo.

Além de São Paulo, outros estados que desobrigaram as pessoas parcialmente do uso de máscara são Rio de Janeiro, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Distrito Federal.

Fonte: R7

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE