Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

Devido à capacidade de longo alcance e alta altitude, ele pode derrubar mísseis e aeronaves russas longe de seus alvos dentro do país.

O governo de Joe Biden está finalizando os planos para enviar o sistema de defesa antimísseis Patriot para a Ucrânia, que pode ser anunciado ainda nesta semana, de acordo com duas autoridades dos Estados Unidos e um alto funcionário do governo.

O plano do Pentágono ainda precisa ser aprovado pelo secretário de Defesa Lloyd Austin antes de ser enviado ao presidente para assinatura. Os três funcionários disseram à CNN que a aprovação é esperada.

A Ucrânia tem pedido aos EUA que enviem o avançado sistema de defesa aérea de longo alcance, altamente eficaz na interceptação de mísseis balísticos e de cruzeiro, uma vez que está sob uma barragem de ataques de mísseis e drones russos que destruíram infraestruturas importantes em todo o país.

Esse seria o sistema de armas defensivas de longo alcance mais eficaz enviado ao país, e as autoridades dizem que ajudará a proteger o espaço aéreo para as nações da Otan na Europa Oriental.

Não está claro quantos lançadores de mísseis serão enviados, mas uma bateria Patriot típica inclui um conjunto de radar que detecta e rastreia alvos, computadores, equipamentos de geração de energia, uma estação de controle de engajamento e até oito lançadores, cada um contendo quatro mísseis prontos para disparar.

Assim que os planos forem finalizados, os Patriots devem ser enviados nos próximos dias e os ucranianos serão treinados para usá-los em uma base do Exército dos EUA em Grafenwoehr, na Alemanha, disseram autoridades.

A Ucrânia pede o sistema há meses, mas os desafios logísticos de entregá-lo e operá-lo são grandes. Apesar desses obstáculos, “a realidade do que está acontecendo no terreno” levou o governo a tomar a decisão, disse o alto funcionário do governo à CNN, observando as contínuas e intensas barragens de mísseis russos.

Ao contrário dos sistemas menores de defesa aérea, as baterias de mísseis Patriot precisam de equipes muito maiores, exigindo dezenas de pessoas para operá-las adequadamente.

O treinamento para baterias de mísseis Patriot normalmente leva vários meses, um processo que os Estados Unidos agora realizarão sob a pressão de ataques aéreos quase diários da Rússia.

O sistema é amplamente considerado uma das armas de longo alcance mais capazes de defender o espaço aéreo contra mísseis balísticos e de cruzeiro, bem como algumas aeronaves.

Devido à sua capacidade de longo alcance e alta altitude, ele pode derrubar mísseis e aeronaves russas longe de seus alvos dentro da Ucrânia.

Anteriormente, os EUA enviaram baterias Patriot para aliados da Otan, como a Polônia, como forma de reforçar suas defesas e enviaram outros sistemas de armas para a Ucrânia para ajudar contra a invasão russa.

Nos últimos anos, os EUA enviaram mísseis Patriot para a Arábia Saudita e o Iraque para conter as ameaças representadas pelo Irã e seus representantes e para a região do Pacífico para deter a Coreia do Norte.

No total, mais de uma dúzia de aliados dos EUA, incluindo Alemanha, Japão e Israel, também compraram o sistema. Nos últimos meses, os EUA enviaram à Ucrânia sistemas avançados de mísseis terra-ar defensivos de médio alcance.

CNN entrou em contato com o Conselho de Segurança Nacional para comentar.

CNN havia relatado anteriormente que o governo Biden estava considerando uma mudança.

No mês passado, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse à CNN que os EUA estão “muito focados” em fornecer sistemas de defesa aérea à Ucrânia.

“Agora estamos muito focados em sistemas de defesa aérea e não apenas em nós, em muitos outros países”, disse Blinken à CNN.

“E estamos trabalhando para garantir que os ucranianos obtenham esses sistemas o mais rápido possível, mas também da maneira mais eficaz possível, certificando-se de que sejam treinados neles, certificando-se de que tenham a capacidade de mantê-los e tudo isso deve venha junto e é”, disse.

“Temos um processo muito deliberado estabelecido pelo secretário de Defesa Lloyd Austin em Ramstein, Alemanha, que se reúne regularmente para garantir que os ucranianos recebam o que precisam, quando precisam”, acrescentou.

Fonte: CNN BRASIL

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE