Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

Ministério da Defesa da ilha afirmou que atividade chinesa “desafia a ordem internacional e põe em risco a segurança regional”.

Os exercícios militares planejados da China em torno de Taiwan equivalem a um “bloqueio marítimo e aéreo” e “violaram as águas territoriais de Taiwan e sua zona contígua”, disse o Ministério da Defesa da ilha em uma entrevista coletiva nesta quarta-feira (3).

O porta-voz da pasta, major-general Sun Li-fang, disse que os exercícios “irracionais” planejados da China “ameaçam as vias navegáveis ​​internacionais, desafiam a ordem internacional, prejudicam o status quo através do Estreito e põem em risco a segurança regional”.

“Tomaremos contramedidas contra quaisquer atos que violem nossa soberania”, disse Sun, acrescentando que os militares de Taiwan não buscam uma guerra, mas sempre estarão preparados para isso.

Os militares fortalecerão o estado de alerta de uma “maneira racional que não aumenta o conflito”, acrescentou.

Na terça-feira (2), os militares da China disseram que iniciariam exercícios em torno de Taiwan em resposta à visita da presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, à ilha.

Os chineses lançariam uma série de “operações militares direcionadas para neutralizar a situação”, de acordo com declarações divulgadas pelo Comando Oriental da China e pelo Ministério da Defesa.

Fonte: CNN BRASIL

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE