Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

O risco de temporais aumenta em diversos estados e capitais.

O calor sufocante que atingiu o país nas últimas semanas está com as horas contadas. O outono começa oficialmente na madrugada desta quarta-feira (20), às 00h06 pelo horário de Brasília, e trará mudanças significativas nas temperaturas por todo o Brasil.

De acordo com o Climatempo, o avanço de uma frente fria já no primeiro dia da nova estação encerrará o período de bloqueio atmosférico, o que facilitará a entrada de um pouco de ar frio em muitos estados brasileiros. Assim, esta semana acabará com temperaturas baixas no Sul e no Sudeste, e com alívio nas altas temperaturas no Centro-Oeste do país.

Risco de temporais

Essa frente fria chegará ao Rio Grande do Sul nesta quarta, mas se deslocará rapidamente para o estado de São Paulo já na próxima quinta-feira (21). Com esse primeiro impacto, o litoral norte de SP terá fortes pancadas de chuva que devem ocorrer à tarde e à noite, com risco de raios e rajadas de vento de até 80 km/h.

Ainda na quinta-feira, a frente fria chegará ao Rio de Janeiro interrompendo o forte calor mas levando muita chuva no fim do dia, com potencial para temporais na Costa Verde, nas regiões de Resende e Volta Redonda, na Serra e no Grande Rio.

Esse tipo de chuva é muito favorável ao transbordamento de rios e deslizamentos de terra, segundo o Climatempo, podendo acarretar desastres. Assim, o órgão recomenda que a população fique atenta às orientações da Defesa Civil.

Com o avanço dessas condições sobre o Sudeste, as pancadas de chuva ganham mais intensidade também em Santa Catarina e no Paraná, e o risco de temporais aumentará também nas capitais. Com mais umidade no ar, haverá o crescimento de nuvens carregadas sobre o leste e sul do Mato Grosso do Sul e no Triângulo Mineiro.

Na próxima sexta-feira (22), o tempo estará fechado na região do Vale do Itajaí (SC), nas zonas de litoral e leste do Paraná, no sul de SP (incluindo o litoral e região metropolitana da capital). O tempo será chuvoso no centro-sul do RJ, com possibilidade de “transtornos” na baixada fluminense.

No mesmo dia, cidades do sul de Minas, região da Zona da Mata e parte do sul do Espírito Santo ficam em alerta para o risco de temporais. O mar fica agitado no Sul, em SP e no RJ.

*Sob supervisão 

Fonte: CNN BRASIL

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE