Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

Para atingir a meta, Secretaria da Educação pretende enviar material didático aos 645 municípios, além de colaborar com a formação de professores.

O governo paulista lançou nesta terça-feira (20) o programa “Alfabetiza Juntos SP”, que tem como meta alfabetizar 90% das crianças com 7 anos de idade ate 2026. O anúncio foi feito durante solenidade na Sala São Paulo, no centro da capital.

O decreto foi assinado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e pelo secretário estadual de Educação, Renato Feder.

Para atingir a meta, a secretaria pretende enviar material didático aos 645 municípios, além de colaborar com a formação de professores.

Em dezembro de 2023, resultado da Avaliação da Fluência Leitura indicou que apenas 64% dos estudantes com até 7 anos sabiam ler. Outros 36% eram pré-leitores.

Feder afirmou que o aluno que não consegue aprender a ler até essa idade acaba ficando para trás no restante do período de estudos. “A defasagem vira uma bola de neve”, explicou o secretário.

As 1.400 escolas estaduais que oferecem os anos iniciais do ensino fundamental devem integrar o programa de alfabetização.

Segundo o governo paulista, a Associação Bem Comum, que implementou projetos parecidos em outros 15 estados do país, participa como apoiadora do Alfabetiza Juntos SP, sem contrapartida financeira do Estado.

Na primeira edição da Avaliação de Fluência Leitora, quase 329 mil estudantes da rede pública fizeram a prova em 606 cidades. Na ocasião, 56% dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental eram leitores fluentes.

Em dezembro de 2023, o número passou para 64%, em prova realizada em 600 municípios com quase 344 mil estudantes.

Crianças leitoras fluentes são aquelas que conseguem ler de 45 a 60 palavras corretamente, 28 a 40 palavras inventadas em 1 minuto e atingem 97% de precisão na leitura de textos.

Para aderirem ao programa, os municípios terão que fazer um cadastro no Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo.

Fonte: CNN BRASIL

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE