Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

Cientistas da Nasa e da UCI estudaram a geleira Petermann, na Groenlândia, e descobriram interações entre as marés oceânicas e o glaciar que resultam em derretimento anteriormente desconhecido.

Uma grande geleira no noroeste da Groenlândia está interagindo com as marés oceânicas, informaram cientistas na segunda-feira (8), resultando em um derretimento anteriormente desconhecido e aumento potencialmente mais rápido do nível do mar.

O grupo de glaciologistas da Universidade da Califórnia, Irvine (UCI) e do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa publicou o estudo na revista Proceedings of the National Academy of Sciences na segunda-feira.

Observações da geleira Petermann revelaram que a linha de aterramento da geleira – a área onde a camada de gelo começa a se estender no topo do oceano – pode mudar significativamente à medida que as marés sobem e descem todos os dias.

A linha de aterramento da geleira Petermann “migra entre 2 e 6 quilômetros conforme as marés sobem e descem”, de acordo com Enrico Ciracì, principal autor do estudo e cientista da UCI.

Esta é uma descoberta importante: a visão tradicional entre os cientistas era que a linha de aterramento não migrava com as marés – e isso introduz outra importante fonte de derretimento que pode estar acelerando o aumento do nível do mar.

Entre 2016 e 2022, ciclos de marés mais quentes derreteram o gelo formando um buraco de 204 metros de altura na parte inferior da geleira ao longo da linha de aterramento – grande o suficiente para que duas Estátuas da Liberdade pudessem ser empilhadas uma sobre a outra dentro dela.

O fenômeno pode piorar nos próximos anos e décadas, à medida que as temperaturas do oceano aumentam. A CNN informou recentemente que as temperaturas da superfície do mar atingiram o nível mais alto já registrado nesta primavera – um pico que alarmou os cientistas preocupados com o fato de que isso poderia ser parte de uma nova tendência preocupante.

O estudo levanta mais preocupações com a temível perspectiva de aumento do nível do mar, que ameaça as regiões costeiras em todo o mundo.

O derretimento do gelo da Groenlândia é o maior contribuinte para o aumento do nível do mar, de acordo com a Nasa, que vem acelerando nos últimos anos. Mas as projeções atuais não levam em conta essa contribuição recém descoberta das interações sob o gelo com o aquecimento das marés.

“Essas interações gelo-oceano tornam as geleiras mais sensíveis ao aquecimento dos mares”, disse o coautor Eric Rignot, professor da UCI e cientista pesquisador da Nasa JPL, em nota. “Essas dinâmicas não estão incluídas nos modelos e, se as incluíssemos, aumentariam as projeções de aumento do nível do mar em até 200% – não apenas no caso da Petermann, mas para todas as geleiras que terminam no oceano, que é a maior parte do norte da Groenlândia e toda a Antártida”.

Fonte: CNN BRASIL

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE