Skip to content

CASAIS COM PAZ E VIDA

Espasmos hipnóticos são ocorrências normais que podem acontecer com homens e mulheres de qualquer idade e normalmente não são motivo de preocupação.

Já caiu no sono e de repente sentiu como se estivesse caindo, o que te força a acordar de repente?

Algumas pessoas dizem que ficam alertas com um estalo alto ou uma luz ofuscante vindo de dentro de suas mentes, enquanto outras descrevem seus músculos se contraindo involuntariamente devido a um choque elétrico súbito.

“O início do sono geralmente envolve um puxão forte que move a maior parte do corpo, com os braços e as pernas mais propensos a serem afetados. Isso pode te sacudir antes que você tenha a chance de adormecer”, disse o especialista em sono Raj Dasgupta, professor-associado de medicina clínica na Keck School of Medicine da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos.

Chris Breitigan, um produtor de podcast de 29 anos de Huron, em Ohio, diz que às vezes é acordado por uma experiência bastante fantasmagórica.

“Estou prestes a adormecer e é como se alguém me fizesse cócegas”, disse ele. “Começa nas minhas costas e desce pelas minhas pernas. Eu me assusto e sinto uma espécie de contração no corpo”, relata.

A experiência pode ser acompanhada por um batimento cardíaco acelerado, respiração acelerada, sudorese ou um sonho vívido ou alucinação, de acordo com os cientistas.

Entenda o fenômeno

Os inícios do sono, oficialmente chamados de “espasmos hipnóticos”, são ocorrências normais que podem acontecer com homens e mulheres de qualquer idade e normalmente não são motivo de preocupação, explica Dasgupta.

“Estima-se que quase 70% da população sente que o sono começa em algum momento”, disse ele. “Do ponto de vista médico, os espasmos hipnóticos são classificados como um tipo de mioclonia, que é uma categoria de movimentos musculares rápidos e involuntários. Um exemplo clássico de mioclonia são os soluços”.

Ninguém sabe exatamente por que o corpo se contrai ao adormecer, mas os especialistas acreditam que a ingestão excessiva de cafeína e o estresse físico ou emocional podem aumentar sua frequência.

“Eles também podem ser facilitados por fadiga ou privação de sono”, disse Dasgupta. “No entanto, a maioria dos espasmos hipnóticos ocorrem essencialmente de forma aleatória em pessoas saudáveis”.

O sono de Breitigan costuma ser perturbado depois de sair com amigos nas noites de terça-feira do taco.

“Eu realmente não bebo muito”, disse ele. “Mas às terças-feiras eu saio com amigos e tomamos alguns drinques com tacos. Então, para mim, parece que é desencadeado pelo álcool porque não bebo regularmente”.

Quando se preocupar

Não há tratamento específico para o fenômeno, disse Dasgupta, e geralmente ele é inofensivo. No entanto, é o momento de consultar um médico se você tiver algum dos seguintes sintomas: vários espasmos musculares durante o dia, uma lesão causada por espasmos hipnóticos, morder a língua ou a boca enquanto dorme ou fazer xixi na cama.

“Os espasmos hipnóticos às vezes podem ser confundidos com convulsões”, disse Dasgupta. “Embora possam parecer semelhantes, eles têm algumas diferenças importantes: as convulsões são uma ocorrência grave que pode ser resultado de uma condição subjacente”.

“Os abalos hipnóticos, por outro lado, são fenômenos benignos que não estão ligados a nenhuma condição ou preocupação com a saúde”, disse ele. “Eles são principalmente irritantes, especialmente se continuarem impedindo que você adormeça”.

No entanto, algumas pessoas desenvolvem uma fixação nesses solavancos do sono, levando a um aumento da ansiedade sobre a experiência perturbadora, acrescentou.

“Esse aumento de ansiedade e fadiga aumenta a probabilidade de vivenciar esses empurrões, resultando em um ciclo vicioso de insônia e privação de sono”, disse Dasgupta.

Experimente estas correções

Para quem se incomoda com tais eventos, Dasgupta tem as seguintes sugestões:

Reduza a ingestão de cafeína: Beber menos cafeína ao longo do dia pode ajudar a melhorar a qualidade geral do sono, disse Dasgupta, especialmente se você evitar a cafeína no final da tarde e à noite.

Evite ou reduza o álcool perto da hora de dormir: o mesmo se aplica ao álcool, disse ele. O álcool pode te deixar sonolento, mas quando o corpo terminar de metabolizá-lo, você acordará, geralmente no meio da noite. Isso aumentará sua fadiga, tornando-o mais vulnerável a espasmos hipnóticos.

Experimente a meditação e a atenção plena antes de dormir: relaxar o corpo pode facilitar a transição para o sono, tornando menos provável que seus músculos se contraiam, disse Dasgupta.

“Além disso, uma das melhores maneiras de ajudar a adormecer é focar na respiração. A maioria dos exercícios respiratórios para dormir geralmente envolve respirações lentas e profundas”, disse ele.

Mantenha uma rotina de sono: Dasgupta afirma que o melhor sono requer uma hora de dormir definida – mesmo nos fins de semana e feriados. Também ajuda evitar o uso de telas na hora de dormir.

“A luz forte de uma TV, computador ou smartphone pode afetar seus padrões de sono e mantê-lo alerta quando deveria estar com sono”, disse ele. “Dormir é algo que você fez durante toda a sua vida, mas quanto mais velho você fica, mais difícil fica para dormir, então pratique uma boa higiene do sono“.

Fonte: CNN BRASIL

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE